
Meu Lírio
Data 07/11/2026 11:48:01 | Tópico: Poemas -> Tristeza
| Meu Lírio "Minha bela lírio, minh’ amante Terna vestal dos campos em flor, Vestida de cores cetim-azul E de alva brancura como neve. Tão dentro de mim, mas distante Nesses campos verdes ao sol-pôr, Romeira das montanhas do sul, Fustigadas por fria aragem leve".
Ah, meu lindo lírio rosado, escrevo de todo o coração, feito de dor e d’ incerteza, do milagre do teu renascer. São rumores que nesse prado, gerado por amarga ilusão, em desarmonia e feieza, as flores obstinam-se em morrer.
Asquerosos, vis e tratantes, Em repúdio e em desconfianças, Com varapaus, punhais e lanças, As vergando e ferindo-as sem dó. E os perfumes enebriantes Que em mil voluptuosas danças, às mentes iam extasiantes São, hoje, insípidos grãos de pó.
Não feneças minha terna flor, Não te curves a essa voragem das chamas do demo, em redor, vivas, cuspindo cinzas em raiz. Mas se no coração esta dor Surgir por eu perder, com coragem; batalharei feroz na voragem e te nomearei “flor-de-lis”.
eneassilábicos.
|
|