\"A DEMOCRACIA DE SALAZAR\" ( PARTE I)

Data 20/06/2008 14:25:00 | Tópico: Textos -> Políticos

NascI em 1932, já sobre a \"democracia\" de Salazar.
Sim! digo democracia, porque ele assim considerava o regime. Depois porque era um homem \"bom\".
Deu uma entrevista a um jornal Belga, em que ele disse que Portugal era um País de filhos, dos quais ele era o pai!
Como o meu pai tinha morrido quando eu tinha quatro meses, sempre fiquei com outro, que a dizer a verdade, passava-me muito bem dele, mas enfim, se ele adoptou todos, eu estava na lista.
infelizmente1

Agora oiço mulheres de uma certa idade dizerem também que ele tinha sido um homem bom!
-Por qual razão? pergunto.
-Então o senhor não sabe, que ele evitou que Portugal entrasse na última guerra mundial, ora essa!
Com mentalidades assim ou falta de informação, prefiro nada dizer, pois que já o disse a alguém e esse alguém insiste que não tenho razão, neste caso...

Vou explicar aqui, porque ninguém nos ouve o porquê de Portugal não entrar nessa guerra, é simples.
Salazar era amigo de Hitler, Mossulini e Franco e Portugal era também aliado dos Estados Unidos da América, mas que embaraço! Como podia Portugal entrar na guerra ao lado da Alemanha? Impossivel por causa da aliança com os EU. Contra a Alemanha, impossivel, visto a amizade com Hitler e o regime alemão.
A Alemanha abastecia-se de bens alimentares em Portugal, todos os dias os aviões alemães passavam por cima da minha escola, para carregarem, enquanto nós , os filhos de Salazar, pouco tínhamos para comer, por isso, entre outras coisas, o que é triste é ouvir defender esse grande \"democrata\", a ignorância dos povos, era de tal maneira forte, que eram organizadas manifestações em favor de Salazar e do regime. Vinham de todos os pontos do País camionetas carregadas de pessoas para virem a Lisboa, as fábricas davam autorização aos operários a tomarem parte e tudo era pago pelo regime, pois que era ele que organizava essas manifestações \"espontâneas\" em Lisboa, organizadas com antecedência.

Deus, Pátria e Família! O lema do fascismo não condenado pela Igreja com confirmação do Cardeal Patriarca de Lisboa,Cerejeira, que numa entrevista à televisão Francesa em 1971 declarou, que a Igreja não era contra o fascismo e isto é triste.
Quando se diz que Cristo, lutou pela liberdade e igualdade dos povos, dá para pensar duas vezes.
Lembre-mo-nos do Papa Pio XII que ia benzer os aviões alemães antes de estes irem bombardear as posições aliadas.

Mas há quem diga que Salazar fez boas coisas em Portugal e até estou de acordo.
Privou-nos de liberdade... em boa verdade, porquê se ocupar de uma coisa que não tinhamos? Privou-nos de nos ocupar de política... com razão.... porquê se ocupar de uma coisa que só diz respeito aos políticos?
Ao povo português, dizia ele, deve de se dar missa, futebol e fados, (tudo isso ajuda a desenvolver os povos, sou eu que o digo) e eles merecem de poderem passar o tempo sem se ocupar de coisas que não lhes dizem respeito.

Primeira parte

20/06/2008
A. da fonseca












Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=41432