
As Uvas da Bairrada
Data 15/07/2008 10:04:12 | Tópico: Poemas
| Aos cheiros e cores do parreiral De uvas carregadas e brilhantes, Orvalhadas por suor de alvoradas, Pinta-se solarengo o eterno vale Cantado em altas vozes inebriantes, Bacantes mãos por amor calejadas.
Dançam-se sabores nestas encostas Enfeitadas pelo verdejar da parra, Pelos sorrisos vindimeiros do povo De quem carrega seu pão às costas, Qual bela história que aqui narra, O nascer do vinho, do sangue novo.
Jorra o néctar em cor tão bela, granada, Semeia prazer em doces alfarrábios Em velhas páginas de fartos encantos, Embalam-se os corpos em noite cerrada Envolvidos em beijos dos teus lábios, Em ti, por ti em todos os recantos.
Vinho divinal a mil castas roubado Hino aos agrados da verde Bairrada, Bênção Dionísia da sagrada lavra, Levanta-me louco a cantar o Fado Louvor a notável gente prendada, À uva, ao Sol, à chuva e à palavra.
XI Concurso Luso-Poemas "O Vinho"
|
|