OUTONO-INVERNO

Data 27/09/2008 09:50:32 | Tópico: Textos -> Outros

Começa o Outono.
A seiva das árvores começa a descer dos ramos, dos troncos e as folhas começam a morrer.
Os nossos jardins começam a ficar cobertos de folhas mortas, um problema para as pessoas de certa idade, com reumatismo e com poucas forças para as apanhar mas que as ajuda a passar o tempo.

Os caracóis fecham-se em casa para evitar o frio, voltando apenas quando os primeiros raios de Sol na Primavera, começam a fazer a sua aparição.
As lesmas, sem casaco, sem roupa interior, sem casa, podemos considerá-las como de caracóis pobres, de sem-abrigo que procuram resistir em se escondendo entre as folhas mortas, procurando um pouco de calor.

Outros animais e são muitos, começam a hibernação, tais como por exemplo, e entre tantos, o Urso, a Marmota, Os ouriços as cobras e lagartos, ( espero que estes, os de Alvalade, não comecem a hibernar já hoje) os morcegos. Estes pendurados, fazem-nos lembrar os presuntos no fumeiro e tantos são os outros que não vou aqui agora enumerar.

Todos estes animais durante a hibernação e não vos ensino nada, estão em estado de hipotermia para conservar as energias durante o inverno.

Depois temos a raça humana:

Estes, segundo a regiâo em que habitam e também segundo as possibilidades financeiras, se aquecem como podem.
Nas casas mais distantes das vilas, nas aldeias, aquecem-se com a lareira alimentada com a madeira morta que recuperam.
Outros não têm que uns quilos de roupa sobre o corpo para se cobrirem do frio mesmo à hora do jantar ou do almoço e falo-vos por experiência propria dos tempos da minha juventude.

E há homens que por causa do frio, perguntam à mulher:
-E se nos fossemos aquecer um pouco?
A mulher que devido ao cansaço do trabalho no campo de Sol a Sol, havia já algum tempo que não via o padeiro meter a pá no forno.
-Mas com certeza!
Dirigiu-se de imediato para o quarto, os olhos brilhavam tanto e de tal maneira que nem foi preciso acender a lâmpada da mezinha de cabeceira.

Os mais endinheirados, esses, têm aquecimento e ar fresco nas casas, ou então vão até à Ilhas Caimão, onde esconderam o dinheiro que eles (economizaram) durante muitos anos de "trabalho" e para eles nem há inverno nem verão, escolhem o que querem.

E depois há aqueles que nem podem escolher a temperatura que querem mas aquela que podem ter.
O aquecimento central é nas bocas do Metropolitano, os cobertores, uns cartões que eles encontram ás portas das lojas.

Enfim a cada animal a sua maneira de viver!

A. da fonseca













Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=54456