O GATO DE ALVALADE. (PARA OS MAIS DE 76 ANos, segunda parte

Data 07/11/2008 10:40:12 | Tópico: Contos -> Infantis



Como eu vos tinha dito, a história do Leão listado de verde e branco, vou tentar de a continuar a descrever, sabendo que hoje 07/11/2008, nada vai bem comigo.
Moralmente estou a quase zero. Mas para passar o tempo e tentar me alegrar um pouco, talvez passe, não tenho a certeza, vou continuar.

Ora dizia eu no artigo anterior, ( Ena|... até já pareço um jornalista como o nosso amigo Júlio Saraiva) Foi decidido listar o Leão de verde e branco e por qual razão? A verdadeira razão é a seguinte:
Quando este clube foi formado, as camisolas eram verdes, ( cor da esperança, diziam eles, e assim continuam, cheio de esperança, mas não passam disso) Nessa época, uma associação de futebol cá do burgo, deslocou-se ao Brasil e repararam que os equipamentos eram assim concebidos devido ao calor, eram mais frescos, diziam os nossos irmãos Brasileiros! E vai daí, trouxeram a ideia para Portugal e José de Alvalade, Viconte de Alvalade, quis que o Sporting usasse assim os equipamentos, mas, na vida há sempre um mas e este aqui é grande, com o ditador Salazar a se misturar e a dar o seu consentimento, ( muito democrata, este senhor)
Existia também e já, O Campo Grande Futebol Clube, fundado em Belas, no conselho de Sintra tiveram problemas e Os Leões tomaram conta dessa zona selvagem (Explicarei o porquê da Selvagem) lá construíram uns terrenos de desporto, Rugby, atletismo, ténis, enfim uma grande variedade desportiva. E foram oficialmente inscritos na respectiva associação, no dia 01/07/1906.

As lutas desportivas começaram, á procura de títulos, também (e ainda hoje continuam)O momento de gloria deste clube foi quando ganharam 8 campeonatos, cinco seguidos depois uma ave de rapina roubou-lhes um e depois ganharam mais três seguidos, Agora e por engano lá conseguem um, mas é só para marcar presença na lista, pois que entre dois ganhos, passam anos e anos e nada!
E então a zona selvagem perguntam-me Bem. Toda a Zona do Campo Grande, pertencia ao
Sporting

Existia na zona Saloia, bem juntinho a Lisboa, dois clubes. Um, o Sport e Benfica e o outro, Lisboa e Benfica Na verdade creio que era assim que se chamavam ou muito muito perto disso.
Conversaram conversaram, e decidiram de fusionar formando assim o actual SPORT LISBOA E BENFICA fazendo crer que são mais antigos que o Sporting, o que é falso, pois que esta apelação foi reconhecida depois de o Sporting o ter já sido.
Mas com a mania ds grandezs destes senhores, que continuam a viver do pasado, um pouco como nós, continuamos a viver do tempo de Dom Afonso Henriques!dizia eu, conservaram a data da fundação dos outros dois clubes.

Este clube, decidiu de escolher como emblema, uma águia, uma ave de rapina, claro!
Não tinham terreno e o bom do Leão emprestou-lhes o terreno ao lado para que eles se pudessem organizar, Onde eles decidiram de construir o seu recinto em madeira ( que ficou conhecido como estância de madeira) para a prática de futebol.

Esta ave de rapina, começou então a rapinar o Sporting que tanto bem lhe tinha feito.
Rapinou-lhe títulos, rapinou-lhes vários jogadores sendo o mais célebre o muito conhecido Eusébio numa nada honesta e anti-desportiva decisão, sem nenhuma ética de pessoas civilizadas.

O Sporting, tinha a sua sede em Lisboa, na rua do Passadiço (Não passava por lá grande coisa!)

Talvez haja uma terceira parte, talvez! mas se não houver, perde um pouco o interesse.

A. da fonseca




Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=59878