O Neco

Data 12/11/2008 11:45:02 | Tópico: Contos -> Infantis

Este gatinho foi o nosso companheiro (meu e de minha esposa) nos últimos tempos em que vivemos na Graça em Lisboa.
Vivia feliz passeando pelos telhados do prédio...na altura de um terceiro andar...que partilhava com os pombos presentes por todo o lado.

Tinha o seu território bem definido e protegido: as construções vizinhas eram mais baixas e ele tinha sempre a vantagem de estar acima dos outros gatinhos que não conseguiam trepar.

O Neco - esse é o seu nome - passava os dias no muro do terraço observando a "colónia" de outros irmãos que residiam no pátio e eram alimentados pela boa vontade e generosidade dos habitantes humanos.
Não se lhes conhecia o dono...de tempos a tempos apareciam novas crias que as mães gatas amamentavam ao sol...depois, bem depois, desapareciam misteriosamente...alguém os levava ... na Feira da Ladra aparecia uma pessoa a vender gatinhos, que alguém comprava sem fazer perguntas.
Porém os dias calmos do Neco, chegaram ao fim, quando as obras no prédio do lado se iniciaram e os andaimes atingiram a altura do terraço.

Os gatos do pátio começaram a subir e a querer explorar o território que lhes fora sempre inacessível.

Certa noite, acordamos com um inusitado burburinho na cozinha...
A nossa primeira reacção foi pensar que estávamos a ser assaltados.

Corri à cozinha e vejo o Neco a lutar com um dos gatos que tinha subido pelas madeiras das obras e procurava comida...
O intruso estava já tão mal tratado e ferido... assim que me viu desapareceu pelo emaranhado de tábuas, ferros, cordas e arames das obras. Nunca mais lá voltou.
Hoje, o Neco, continua a viver feliz noutro lugar, que compartilha com uma cadela que veio para junto de si, ainda pequenina, mas já tem o triplo do seu tamanho embora tenha um terço da sua idade.
Levam uma vida tão promíscua, que o Neco permite à cadela fazer dele tapete e muitas vezes, quando desaparece...é a cadela que está deitada por cima dele.




Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=60494