Confidecias de uma imigrante

Data 29/01/2009 22:29:51 | Tópico: Crónicas

Como sabem e como podem ver no meu perfil,vivo no Luxembourg á vários anos,sou portanto uma imigrante portuguesa na Europa.
Por isso aqui vou demonstrar o meu olhar sobre o pais,sua historia,sua cultura.

Queria a titulo de informação dizer que não tenho nenhum curso universitário,nem alguma formação particular,tenho o 11 ano de escolaridade feito como trabalhadora -estudante.
Sou simplesmente um ser humano com uma enorme sede de saber e conhecimento.
Trago comigo apenas,vivencias de uma vida de 41 anos e a leitura de dezenas de livros.
Há mesmo quem diga que tenho a universidade da vida,que é a melhor de todas as universidades,todavia eu respondo como o Socrates(o filósofo)"só sei que nada sei".

Vivo como disse num pais estrangeiro,mas tenho um imenso orgulho no meu pais,nas minhas raizes,na minha lingua.Tenho dois filhos a quem só falo em Portugues,e tento incutir-lhe tambem o gosto de ler em Portugues.

Quando estamos longe,sejamos simples mulheres de limpeza,homens que trabalham na construção civil,professores ou empregados da comunidade europeia,todos nós sentimos muitas saudades do nosso pais.É uma dor pequenina que se sente,a dor da ausençia,é quase como sentir saudades da nossa mãe.
Portugal tem caracteristicas que nos marcam a alma,os sentidos,que jamais esqueceremos,onde quer que estejamos.Posso salintar o clima,o sol,a luz unicos no nosso pais.
Portugal tem tudo para o amarmos,tem história,literatura,tem uma gastronomia que não se encontra em muitos paises.

Nada do que escrevo aqui é novidade para os leitores do luso,são coisas que toda a gente sabe.

Portugal tem academias do bacalhau espalhadas pelo mundo inteiro,onde os restaurantes Portugueses disputam a melhor receita,o leitão da bairrada é conhecido em toda a parte que há Portugueses,não esquecendo o nosso vinho de superior qualidade que é exportado a preços elevadissimos para todo o mundo e que é tão apreciado como o vinho Françes.

Temos uma história única de homens corajosos que construiram naus e partiram por esses marsa adentro descobrindo terras tão longinquas como o Brasil,a India Timor.

Temos uma Literatura riquissima e variada,desde as cantigas de amigo,de amor,Gil Vicente com o seu teatro.Temos o grande Camões,poeta de sonetos de amor e dos Lusiadas.O padre António Viera,com os seus sermões.Temos mais tarde Camilo Castelo Branco,Eça de Queros,julio Dinis,entre tantos outros.
Fernando Pessoa,que é lido e estudado em várias linguas.Temos Vergilio Ferreira,Agustina Bessa Luis,Temos um premio Nobel,quantos paises se podem gabar de ter um prémio Nobel?
Destaco tambem António Lobes Antunes,Mia Couto que é Moçambicano e escreve em Portugues.
Não podia deixar de falar de Paulo Coelho que é Brasileiro mas é o escritor de lingua Portuguesa que está traduzido em mais linguas.
Conheço pessoas que os unicos escritores de lingua Portuquesa que conheçem,são,Fernando pessoa e Paulo Coelho.Estrangeiros.

Temos a música.Amália Rodrigues foi adorada em muitos paises,tal como é Mariza,como foram os Madre de Deus.Cantores que cantam a nossa lingua e a levam aos quatro cantos do mundo,como ninguem.

Temos o Desporto que nos projecta pelo mundo fora.Eusébio,Figo,e o mais recente Cristiano Ronaldo.

Temos uma história,uma cultura,tradições que devemos nos orgulhar e perservar,SEMPRE.

Como Portuguesa no estrangeiro,já me senti muitas vezes posta de lado,considerada como ignorante,sem cultura,no entanto nunca perdi o orgulho de ser Portuguesa.
É verdade que nos anos 60 ,e nos anos que se seguiram,,os Portugueses que imigravam para a Europa,eram na sua maioria,homens que fugiam á guerra colonialou vinham á procura de melhores condições de vida.Eram na sua maioria pessoas com pouca instrução e esse estigma ficou para sempre.
Todavia a realidade agora é outra.Há muitos jovens licenciados que não encontram trabalho em Portugal e vem para o estrangeiro fazer trabalhos nas limpezas ou na retauração.
O importante é ganhar a vida,e todo o trabalho é digno quando é feito com dignidade.

O nosso pais tem tambem muitas falhas,muitos problemas por resolver,no entanto tem tudo para nos orgulhar-mos dele.


Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=68932