O Mundo é Um Gerúndio... Mas, no Brasil!...

Data 05/07/2009 20:30:25 | Tópico: Crónicas

O Mundo é Um Gerúndio... Mas, no Brasil!...
by Betha M. Costa

O mundo, o planeta, a vida... O Universo é movimento! O gerúndio é um tempo verbal que parece traduzir movimento. Creio ser essa uma das causas da “gerundização” da linguagem escrita e falada que grassa e maltrata nossos ouvidos... Além, claro, dos vícios de linguagem que se espalham mais rápido que os vírus entre as pessoas.

Até onde consigo lembrar, o uso descarado do gerúndio a torto e a direito, começou com os funcionários de telemarketing. Mais depressa que o vírus H1N1 foi propagado para serviçais domésticos, secretários (as), atendentes... E quando dei por mim estava instalado em todos os setores da vida brasileira: dos mais humildes populares aos mais altos escalões do Governo Federal.

Não há um lugar nesse país em que eu não ouça um “estaremos aviando seu pedido” ou ”estaremos resolvendo os problemas em tempo hábil” ou “vou estar rezando por você” ou “vai doer um pouco... mas, estarei brocando com cuidado seu dente” ou “estaremos operando seu apêndice a partir das sete da manhã”...

De tanto que esse tempo verbal está popular, logo o vereador de alguma cidade com poucos recursos, e, que aprecia gastar dinheiro público com coisas inúteis proporá um Monumento ao Gerúndio. Depois de tudo isso eu só consigo dizer:
- Parem o gerúndio que eu quero descer!




Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=89586