«« Plágio, plagio… e a mão na consciência onde está? ««

Data 28/07/2009 19:59:08 | Tópico: Textos -> Outros

A discussão está aberta, desta vez porque o perfil de alguém que a maioria conhecia e gostava foi expulso do Luso, por plágio, o que não deixa de ser irónico, é que sempre que o visado é uma pessoa com um nível de popularidade elevado dentro do site, levanta-se o carmo e a trindade, uns a favor outros contra, seja qual for a prevaricação, desta vez foi só plágio, coisa sem importância…. E pelos visto não foi só com este poema no fórum foi exposto ontem um link que assim o comprova.
.
Apetece-me perguntar,
Se o perfil expulso, ( sim porque o que foi expulso foi o perfil a pessoa essa entra de novo no Luso com o perfil que bem lhe apetecer, desde que não seja o antigo claro está) se o perfil expulso, fosse um daqueles que frequentam o luso com a mesma ou talvez mais assiduidade que a visada, mas que pelo seu temperamento são mais reservados e passam quase desapercebidos para a maioria, será que o estardalhaço seria o mesmo? Claro que não, talvez uma ou outra voz se levantasse, e quase de certeza para apontar o dedo, nunca para desculpar.

Apetece-me fazer outra pergunta…
Imaginem que descobriam que o plagio tinha sido feito sob um texto vosso, iriam desculpar com essa facilidade toda, ( eu não, ainda recentemente vi textos meus expostos na página de alguém e não achei graça nenhuma)

Pergunto novamente.
Plagiar autores conhecidos não será a mesma coisa que se nos plagiarem a nós, ilustres desconhecidos, claro que sim, com a agravante que na maioria das vezes se está a plagiar alguém que já não se encontra no mundo dos vivos, logo lhe é negado o direito de defender a sua obra. e se passaram mais de 75 anos nem os herdeiros podem defender essa obra.

Só mais uma pergunta…
Esta mais direccionada aos autores do Luso com livros publicados, quando decidiram publicar o vosso primeiro livro, não assumiram também a responsabilidade de serem claros e honestos para com os vossos leitores, de certeza que a maioria me responde que sim, até porque o leitor, e muito menos o leitor de poesia não é burro, o primeiro livrito até pode comprar ou o segundo, mas podem ter certeza que vão decapitar a vossa escrita de fio a pavio, quem lê poesia, identifica o autor pelo estilo quase de olhos fechados, e se começar a encontrar aqui e ali parecenças visíveis com outros autores, a vossa carreira no mundo da escrita conforme começou depressa acaba, porque deixa de existir mercado, o mercado da poesia quer-se puro e honesto, e acima de tudo genuíno, só assim consegue vingar. Ou será que estou enganada?


Assim sendo não acham que estão a ser injustos com o mentor deste site ???

Não seria melhor para o Site que o incidente levasse à recolha e meditação, sobre o que realmente vai mal, e que se alguém tivesse necessidade de falar do caso publicamente se apresentasse de forma coerente e conclusiva, ou será que somos adeptos de dois pesos e duas medidas, uma para os populares, adeptos da Pm e jogos de bastidores, e outra para os menos sociáveis, os fakes e perfis desconhecidos…


Antónia Ruivo












Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=92389