“Interações” Literárias Harmônicas e Desarmônicas

Data 01/09/2009 20:36:58 | Tópico: Textos

“Interações” Literárias Harmônicas e Desarmônicas
by Betha M. Costa

Desde os tempos das cavernas existem pessoas que por necessidade de sobrevivência e/ou empatia se reúnem em grupos. Mudam as Eras e da Pré-História até História Contemporânea algumas coisas não mudaram...

A humanidade mantém práticas antigas como a simbiose, o comensalismo, predatismo, canibalismo, parasitismo, esclavagismo, competição e etc.

Em sites de literatura também é assim. Presunçosa e preguiçosa para prosas longas, eu farei breve analogia entre as Relações Ecológicas ou Interações Biológicas (harmônicas e desarmônicas) com grupos de escritores:

1-Simbiose – é comum entre autores de estilos diferentes, onde a associação de ambos é necessária para sobrevivência dos seus textos.

2- Comensalismo – elemento de menos talento e/ou popularidade, se aproveita da fama e/ou ingenuidade de outro para aparecer sem lhe trazer prejuízo.

3- Predatismo – nessa relação o predador de estilo literário diferente do outro o caça. Pega no pé da presa até descobrir o ponto fraco, e, depois de matá-la para seus pares, alimentar-se da sua criatividade e a usa em suas produções.

4- Canibalismo - tipo de predatismo entre autores de mesmo estilo literário. Um mina a intelectualidade do outro até matá-lo e depois a usa em benefício próprio.

5- Parasitismo – um autor vive de olho na produção de outro. Monta suas composições tirando um pouco de cada coisa que o outro faz: idéias, palavras, estilo...

6- Esclavagismo – nesse tipo de relação um autor se aproveita descaradamente das atividades e produção do outro.

7- Competição – essa parece a mais inteligente e ética de todas as relações. Aqui escritores - de diferentes estilos, países, sotaques, idéias e etc - concorrem pela atenção dos leitores e de seus pares, cada qual armado de seus próprios esforços e talentos.



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=97285