ÁFRICA NÃO SE ESQUECE

Publicado em 23/10/2010 16:15:27 | Editora: Edições Ecopy

Baseado em factos verídicos, MEDINA DA SILVA (o autor), com “ÁFRICA NÃO SE ESQUECE”, transmite-nos uma generosa inquietação. A acção passa-se em África/Moçambique, e posteriormente em Portugal, durante o período compreendido entre os anos de 1967 e 1977. Conta-nos a visão de um menino sobre uma guerra, e a sua descoberta do conceito de Liberdade. A Vida, revelada pelo “silêncio”, a Guerra, sentida no “chão”, e a Liberdade, enaltecida por determinada “prancha da coragem”, vão sendo progressivamente retratadas, numa visão diferente e única, das guerras que eclodirão em África. Apesar da cena principal se desenrolar em Moçambique, sente-se, que pode facilmente ser transportada para qualquer outro teatro de guerra existente no mundo.
Obra verdadeiramente intemporal, que nos transmite permanentemente conceitos do que deve ser verdadeiramente o ser Humano, alertando-nos para os perigos do racismo e da xenofobia.

PUBLICADO PELAS EDIÇÕES ECOPY NO CATALOGO DOS "Prosadores contemporâneos".
A ida de um menino para Africa, Moçambique, e a sua descoberta do que é a guerra, e da clausura em que se encontra a liberdade.

“…o olhar não encontrado do jovem soldado em chão caído. Esse olhar que nunca vi, foi precisamente aquele que nunca esqueci.”

“O ser humano não tem cor, nem raça, simplesmente o È”

“Felizes aqueles que encontram alguém na vida que lhe dão a oportunidade de serem eles próprios”

África não se esquece é um livro de reminiscências de um mundo distante e muito diferente: reminiscências de África, ou melhor, de Moçambique, reveladas através do olhar de uma criança. Trata-se de um relato das vivências de um rapaz primeiro em África, antes e depois do 25 de Abril, depois na metrópole, na Beira Litoral. Ao longo dos capítulos, vamos assistindo ao crescimento dessa criança que aos poucos se vai tornando homem, no homem que ela sempre quis ser.



Esta informação está publicada em Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news_04/article.php?storyid=302