XI Concurso do Luso-Poemas “O vinho” (II Luso-Concurso de 2008)
Categoria : Informações
Publicado por Luso-Poemas em 09-May-2008 18:20
Caros Lusos

Está encerrado o processo de submissão de textos a concurso. Pede-se a atenção ao ponto 3 do regulamento do XI Concurso do Luso-Poemas “O vinho”, que incide sobre o processo de votação.

Os textos aprovados estão disponíveis para leitura e apreciação a partir do link:

XI Concurso do Luso-Poemas “O vinho”

Vamos então dar a nossa leitura e apreciação aos textos apresentados.

Desejamos, então, boas leituras a todos.

No I Encontro do Luso foi lançado o repto, por parte do Excelentíssimo Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Anadia, Jorge São José, para a realização de um projecto, com o alto patrocínio do município, de estrita colaboração entre a edilidade e o Luso-Poemas.
Foi, de imediato, considerado realizável e frutuoso para ambas as partes, convidando-se, por isso, a integrar este projecto todos os Lusos que queiram dar o seu contributo. Sendo que o projecto referido é a elaboração de um livro sobre a temática do vinho na região da Bairrada, os textos seleccionados serão, posteriormente enquadrados, em estreita colaboração entre o autor e a comissão de avaliação dos mesmos, de forma a adaptá-los à região em causa.
Numa fase inicial foram já seleccionados os textos que foram enviados por alguns Lusos e que foram declamados no Encontro. Serão ainda escolhidos alguns que estejam publicados no site e, por fim, propõe-se um "concurso" que visará a escolha de mais alguns trabalhos (em prosa ou poesia) de forma a completar o "recheio" do supra-citado livro.

O Luso-Poemas lança assim esta iniciativa, dando como iniciado o concurso Luso, subordinado ao tema "O vinho", fazendo votos para que haja uma participação interessada e profícua por parte de todos utilizadores.

As disposições e regras do concurso são expostas em seguida. Agradecemos uma leitura atenta, uma vez que qualquer participação pressupõe a sua aceitação.


Disposições Gerais

O concurso terá o seu início a 15 de Maio de 2008 pelas 00:00 horas GMT e encerra às 23:59 horas GMT do dia 30 de Maio de 2008.
Como o próprio nome indica, estarão a concurso textos subordinados ao tema “vinho”.

A participação neste concurso pressupõe que o autor participante aceite que o seu texto seja publicado no âmbito deste projecto, se este fôr um dos seleccionados.

Regras do XI Concurso do Luso-Poemas “O vinho”:

Condições gerais do concurso:

1. Os textos serão sujeitos a aprovação organização nos seguintes termos:
1.1. Os textos participantes serão sujeitos à aprovação dos supervisores (Pedra Filosofal e Valdevinoxis) deste concurso.
1.2. Todos os textos serão publicados de forma anónima. Até serem publicados os resultados, o conhecimento da identificação dos autores ficará reservada aos elementos que forem supervisores do concurso, ficando estes inibidos de participar no concurso, quer com textos quer na votação.
1.3. Só serão aprovados textos cuja identificação final corresponda a um autor(a) registado/a no Luso-Poemas.net.
1.4. Serão excluídos textos que:
1.4.1. Possam conter conteúdos considerados ofensivos.
1.4.2. Possam conter conteúdos considerados xenófobos.
1.4.3. Que violem o respeito pelos direitos de autor.
1.4.4. Não se enquadrem no contexto do concurso.
1.4.5. Sejam apresentados em LETRAS MAIÚSCULAS.
1.4.6. Tenham o formato e/ou a cor da letra alterados.
1.4.7. Contenham graves erros ortográficos ou de sintaxe (verificação feita pelos supervisores do concurso).
2. Identificação dos textos:
2.1. Os textos só serão identificados depois de publicados os resultados da votação.
2.2. Não será permitida qualquer identificação dos textos pelos autores durante o período de duração do concurso. A violação desta regra implica a retirada do(s) textos correspondentes do espaço reservado ao evento.
3. Sistema de votação:
3.1. A votação para escolha dos textos preferidos ocorrerá no período entre as 0:00 h do dia 1 de Junho e as 0:00 do dia 15 do mesmo mês (hora GMT).
3.2. A votação é feita através da escolha de 10 (dez) textos, escalonados por ordem crescente (do preferido até ao menos preferido, ou seja, atribuindo 1 ao texto preferido e 10 ao texto menos preferido).
3.3. Cada votante assinará a sua escolha e fará o envio da mesma por PM (mensagem privada) dirigida ao utilizador Luso-Poemas. Por favor tenha em atenção que apenas serão consideradas as PMs dirigidas para este utilizador.
3.4. O resultado final da votação será publicado no dia 20 de Junho.
3.5. Todas as escolhas de cada um dos votantes estarão disponíveis (se solicitadas) com a devida identificação.
3.6. Desta votação poderá participar qualquer elemento registado no Luso-Poemas.net, com excepção dos supervisores do concurso, em iguais condições de valor.
3.7. Os participantes do concurso não poderão votar no(s) seu(s) próprio(s) texto(s). Se o fizerem, da sua escolha será removido esse voto e serão contabilizados apenas os outros nove.
3.8. Não será dada, ou publicada, qualquer pontuação ou quantificação relativa aos textos apresentados.
3.9. Caso haja menos de 10 textos a votação, os luso-poetas são convidados a votar em todos os que forem propostos, respeitando as exclusões acima referidas.
4. Os vinte textos mais votados serão incluidos no projecto acima referido, após adequação à região da Bairrada, em estreita colaboração com o autor.
5. O autor do texto vencedor terá uma menção permanente no seu perfil assinalando a distinção.
6. O Luso-Poemas.net reserva-se no direito de atribuir eventuais prémios suplementares, assim como de não atribuir prémio algum.
7. A supervisão do concurso reserva o direito de deliberar sobre todas as situações omissas neste regulamento.
8. A participação no concurso não dispensa a leitura e aceitação das condições acima expostas.

* Não esquecer de seleccionar a identificação do concurso no acto de publicação (11º Concurso Literário – O vinho)