Julho '14 - Odairjsilva
Categoria : Luso do mês
Publicado por TrabisDeMentia em 02-Aug-2014 18:10
Luso-Poemas - Fala-nos um pouco de ti. Quem és, de onde vens e para onde vais.
Odairjsilva - Costumo dizer que sou um poeta nascido às margens do Rio Paraguai. Sou Odair José da Silva, nasci no dia 13 de Novembro de 1973 na cidade de Cáceres, MT. Tenho dois filhos (Sarah e Samuel) que amo de todo meu coração. Venho dessa cidade maravilhosa e sigo a caminhada que me está proposta a seguir.

L.P. - Como e quando a poesia surgiu na tua vida?
Odairjsilva - Na adolescência. Tinha mais ou menos uns 12 anos quando comecei a escrever os primeiros versos. Eu era muito tímido e gostava de uma menina na classe onde estudava. Como não tinha coragem de falar com ela eu escrevia versinhos e deixava dentro do caderno dela. O interessante é que eu sempre guardava uma cópia comigo porque queria saber o que tinha escrito. Com o passar do tempo, depois de grande voltei-me aqueles escritos antigos e me apaixonei pela poesia.

L.P. - O que significa para ti "ser poeta"?
Odairjsilva - “Ser poeta”, para mim é ter a alma aberta para descobrir a beleza da vida. Na verdade, creio que todo ser humano é poeta.

L.P. - Qual é o poema que mais te orgulhas de ter escrito?
Odairjsilva - Tenho alguns que me orgulho. Às vezes releio-os e nem acredito que eu escrevi. Mas, tem um em especial que fala de tristeza que gosto muito. “Intimidade – A imagem da tristeza”.

L.P. - Qual é o poema que gostarias de ter escrito?
Odairjsilva - Nesse caso vou parecer ambicioso. Alguns poemas que leio e gosto muito penso: Porque não tive essa idéia? Rsrs.

L.P. - Fala-nos do teu processo criativo. Onde vais buscar a inspiração? Quanto tempo levas a escrever um poema? Procuras a perfeição das palavras e/ou a sinceridade do pensamento?
Odairjsilva - Olha, para ser sincero tenho inspiração em quase tudo. Às vezes ouço uma música, vejo uma frase, leio um poema, vejo alguma cena, enfim, tudo pode virar inspiração para o próximo poema. Não me atenho à perfeição das palavras, pois penso que o poema é a sinceridade do pensamento. Mas, admiro muito aqueles que conseguem construir poemas épicos como Camões, Fernando Pessoa, entre outros e alguns poetas aqui do Luso que, para mim, são fantásticos.

L.P. - Tens algum livro publicado ou gostarias de ter?
Odairjsilva - Tenho dois livros publicados. “O Sorriso e a Lágrima” e “Razão de Amar” que são coletâneas com cerca de 50 poemas cada um. E está em fase de acabamento o meu terceiro livro que reúne alguns poemas sobre o lugar onde nasci que vai se chamar “Às Margens do Rio Paraguai”.

L.P. - Como encontraste o Luso-Poemas?
Odairjsilva - Procurava sites de poemas para ler e encontrei o Luso-Poemas, fiz o cadastro e publiquei um poema. Foi amor a primeira vista e hoje sou fanático pelo site. Sempre que posso estou com ele aberto lendo os poemas.

L.P. - O que é que gostas mais no Luso-Poemas?
Odairjsilva - Gosto da interação entre os poetas e da oportunidade em compartilhar versos e rimas com pessoas que pensam como eu e gosta da poesia. Gosto de escrever poemas e ler poemas e isso eu encontro guarida neste site.

L.P. - O que é que gostas menos no Luso-Poemas?
Odairjsilva - Creio não ter algo que não goste no site.

L.P. - Se pudesses mudar algo no Luso-Poemas, o que seria?
Odairjsilva - Bem, quando eu leio um poema e gosto eu clico em gostar e deixo um comentário de que gostei. Quando não gosto do poema, eu sigo em frente e vou para o próximo. Creio que tiraria o “Não Gostei”. Aquele vermelhinho é chato.

L.P. - Resume o Luso-Poemas numa só frase.
Odairjsilva - O coração do poeta visto através dos olhos de quem ama poesia.

L.P. - Quais são os teus passatempos preferidos, além da escrita?
Odairjsilva - Gosto de fotografia e de assistir filmes. Mas, como trabalho três períodos isso só é possível nas férias.

L.P. - Qual é o teu livro, música e filme preferido?
Odairjsilva - São muitos livros. Sou apaixonado por livros. Tenho centenas deles comigo e aonde vou carrego eles comigo. Mas, o que mais gosto é a Bíblia. Quanto à música eu sou bem eclético, mais gosto muito da pop rock internacional e só consigo escrever ouvindo música. Já com relação aos filmes, como já disse acima, gosto muito de filmes. Faço coleção de filmes clássicos e trabalho com análise de filmes na Universidade.

L.P. - Qual é a tua bebida e comida preferida?
Odairjsilva - Água e suco de laranja. Um bom vinho em ocasião especial vai bem. Cerveja quase não bebo. Minha comida preferida é Arroz com feijão, carne, banana frita e salada de tomate. Não sou muito exigente para comida.

L.P. - Se tivesses 30 segundos para deixar uma mensagem ao mundo, o que dirias?
Odairjsilva - Que pudéssemos abrir o coração para perceber a beleza do mundo que está a nossa volta e que já não notamos mais. O brilho no olhar e o sorriso de uma criança que necessita de proteção e carinho.

L.P. - Se pudesses escolher um lugar ou tempo para viver, qual seria?
Odairjsilva - O que vivo hoje. O tempo de hoje é o melhor que podemos ter.

L.P. - Quem gostarias de ter conhecido e porquê?
Odairjsilva - Gabriel Garcia Marquez. Porque iria conversar com ele sobre sua inspiração para escrever “Memórias de minhas putas tristes”.

L.P. - O que dizem os teus olhos?
Odairjsilva - Revelam o que está no meu coração. Os olhos são as janelas da alma. Se quisermos saber o que uma pessoa está sentindo devemos olhar nos olhos dela. Os olhos não mentem.

L.P. - Para terminar, queres deixar uma mensagem aos Luso-Poetas, talvez em verso?
Odairjsilva - Que o amor de Deus possa preencher
O coração dos Luso-Poetas
Que fazem a alegria desse espaço
E enchem a nossa alma de esperança
Em dias melhores.
Se todas as pessoas contemplassem
O que os olhos dos Luso-Poetas contemplam
O mundo seria um lugar melhor de se viver.