(1) 2 3 4 »


Preocupação com a escrita!
Muito Participativo
Membro desde:
20/4/2006 12:56
De Caçapava-SP
Mensagens: 73
Olá amigos escritores/poetas, venho, encarecidamente, pedir que tenham uma certa preocupação gramatical, não pelo fato de encontrar erros em seus poemas, mas para salvaguarda-los de futuros convites, comentários, etc., que todos estão sujeitos. Sabemos que a gramática portuguesa é complexa e por isso devemos ter cuidados para não tirar o valor de uma boa e bela obra que é a poesia bem encadeada em suas palavras, estrutura e sentimentos.
Quando postamos uma poesia, esquecemos que estamos colocando em uma exposição, onde vários poetas, inclusive renomados, visitam a procura de inspirações como também a critério de convites para antologias, participação de eventos entre tantos outras situações. Isso requer uma certa habilidade do poeta, não somente a emoção de escrever, mas seu nível estrutural na escrita de um poema, isso envolve a gramática!
Lembrem-se que as ferramentas do escritor/poeta são gramática e dicionário, sem este é difícil estruturar, caímos no poema emocional, escrito apenas pela vontade, sem a preocupação do que sairá de obra no final!
Talvez alguns, ou a maioria, escreva somente por escrever, mas não vamos cometer o erro e postar algo desestruturado, quem escreve quer ser lido e quem lê procura algo!
Meus queridos, façamos uma boa e apurada revisão antes de postar e assim estamos garantindo um bom trabalho e uma bela obra poética realçando aos olhos do leitor.

Cordiais e poéticos abraços
^^Ludiro^^

Criado em: 29/4/2006 21:41
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Preocupação com a escrita!
Participativo
Membro desde:
20/8/2008 8:34
De Lisboa
Mensagens: 12
Tópico interessante, decerto! Particularmente no que respeita à forma verbal "façamos" inclusa no seu texto... :)

Criado em: 18/9/2008 18:53
_________________
(Texto inédito e propriedade intelectual de TeresaMarques)
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Preocupação com a escrita!
Webmaster
Membro desde:
25/1/2006 21:21
De Bombarral
Mensagens: 2331
Obrigado, já corrigi

Criado em: 18/9/2008 22:26
_________________
TDM
Quotes
Facebook
Eletricista
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Preocupação com a escrita!
Colaborador
Membro desde:
15/8/2007 15:58
De Alcochete
Mensagens: 1184
Um tópico muito pertinente e um grande alerta a todos

Um abraço
Luis

Criado em: 19/9/2008 15:36
_________________
Luis Marques Ferreira ®

http://marsonhos.blogspot.com/
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Preocupação com a escrita!
Membro de honra
Membro desde:
23/7/2006 11:20
De Rio de Janeiro
Mensagens: 533
Obrigada pela dica, isso é mesmo importante, por vezes sem tempo e com a vida apressada, apenas postamos sem revisão, vamos servir de exemplo e seguir seu conselho, grande beijo.

Criado em: 19/9/2008 20:11
_________________
Diana Balis
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Preocupação com a escrita!
Participativo
Membro desde:
30/12/2006 2:22
Mensagens: 47
Bem, sinceramente... é uma das coisas que mais me revolta aqui (e em muitos outros sites) de poesia e afins!

Não sou perfeita, também erro... nem sempre tenho grande preocupação com estas questões, mas evito os erros! Não só gramaticais, mas também ortográficos.

No entanto, torna-se algo dificil aqui, já que a gramática portuguesa parece variar consoante os países. E parece que partilhamos diversas culturas por aqui...

No entanto, acho MESMO que é de louvar essa "achega" aqui!
Até porque seguindo as regras gramaticais e ortograficas torna-se mais simples a expressão e acompreensão, a mensagem passa mais facilmente sem tantos equivocos!

Talvez nem todos pensem assim, mas esta é a minha opinião...

Um beijo,
Sónia

Criado em: 22/9/2008 2:53
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Preocupação com a escrita!
sem nome
Eu tento, ao menos, me preocupar com a escrita, mas ainda estou a aprender bastante sobre a gramática.

Criado em: 27/9/2008 6:41
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Preocupação com a escrita!
Membro de honra
Membro desde:
10/5/2007 22:42
De Minho
Mensagens: 681
Vamos aprender todos discutindo verdadeiramnte este tema. Muitos até vão mudar de opinião e mudar todo um leque de saber dado como adquirido. Arrisquem!...

Força Poetas. Se não formos nós quem será?

Tópico a discussão no FORUM:

ACORDO ORTOGRÁFICO/AVKD/ESPERANTO

http://www.luso-poemas.net/modules/ne ... hp?topic_id=1465&forum=21

Criado em: 6/10/2008 15:18
_________________
O homem antes de ser o ente do ser é o ser do-ente

Livros:

Quase um Livro:
www.rodinha26.blogtok.com
Coisas da escrita:
www.avkd.blogtok.com
Um tratado:
www.gov.blogtok.com

Projectos Web:
Um Portal:
ww...
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Preocupação com a escrita!
Colaborador
Membro desde:
12/7/2007 21:56
Mensagens: 1988
boa noite:
sobre erros gramaticais e ortográficos considero que sejam apenas de mera subjectividade,
nunca me preocupei inteiramente com isso,porque simplesmente quando uso este espaço para os meus poemas preocupo-me apenas e so apenas com o conteudo (carga) sentimental e emocional, nao e nunca com as virgulas e suas devidas acentuaçoes...nao o faço!chamem-me preguiçoso ou o raio que vos parta.....tenho esta necessidade de compor frases para depois as desconstruir...(gramaticalmente).tenho uma razao para começar uma frase depois de outra com letra minuscula e sem acentuaçao...porque sou livre de o fazer e porque o quero fazer deste modo e nao de outro...gosto de neologismos!
e porque o poema é meu!posso fazer o que bem me apetece.
críticas? leio e aceito-as, as que me bem entender! (fiz.me entender?!)
em relaçao a pessoas catedráticas e/ou representantes de revistas, editoras...etc,desde que me abordem com total sinceridade e seriedade, estarei concerteza receptivo,flexível, desde que haja acordo de ambas as partes....
-bem que podem editar um poema meu impresso num rolo de papel higiénico e limpar o rabo com ele! ( o rabo é deles)e o poema sobrevive por si só!
obrigado

Criado em: 11/11/2008 20:56
_________________
Aglutinemos nossas almas, talvez possamos dar um pouco de alegria à nossa infindável tristeza.
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Preocupação com a escrita!
Super Participativo
Membro desde:
4/2/2008 18:32
De odivelas
Mensagens: 143
Para quem visita este site e muito mais apresentável e bonito ver um bom poema bem escrito,já que ajuda na sua divulgação.

Criado em: 1/12/2008 12:17
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados