(1) 2 3 4 »


Projecto Associação de escritores
sem nome
Há já algum tempo que defendo a criação de uma Associação aglutinadora de escritores pertencentes a este site e a outros espaços de internet e fora dela.
Houve tempos em que pensei que o próprio site se poderia tornar nesse pólo de dinamização e cultura, mas nunca encontrei por parte de quem o dirige um grande acolhimento à ideia, nem nunca surgiu nenhum movimento disposto a levar o projecto por diante.
No último encontro do site voltei ao assunto em breves palavras que dirigi à plateia de amigos que vieram até Braga confraternizar, e para surpresa minha aconteceu um feed-back interessante, mesmo posteriormente em algumas mensagens que me foram dirigidas.
Por isso resolvi lançar aqui hoje, depois de amadurecer melhor a ideia, a primeira pedra de uma Associação de Escritores que se chamará: ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LUSO-POETAS E ESCITORES.
Foi depois de uma conversa com a escritora Ibernise, que me falou de um projecto seu e de alguns poetas brasileiros, com apoios diversos, entre os quais de uma pequena autarquia, que me convenci definitivamente da necessidade de criar uma associação aglutinadora de sensibilidades diversas na área da escrita, que fosse promotora de um conjunto de actividades e eventos para os seus associados e para a sociedade portuguesa.
Esta associação terá uma vida perfeitamente diferenciada da vida deste site, mas tal não invalida que possa nascer aqui e aglutinar o maior número de associados luso-poetas.
O primeiro passo será a criação de um blog e posteriormente de um site próprio, onde se espelharão todas as notícias e actividades da associação.
O segundo passo será a criação de estatutos próprios, o que já está a ser feito, e que posteriormente serão trazidos à discussão. Depois a formalização legal da Associação.

Os principais objectivos são entre outros:
- A promoção de novos autores.
- A edição de livros a baixo custo.
- A realização de actividades de promoção da leitura e da escrita em todo o espaço nacional, através de parcerias com autarquias, associações e outras entidades.
- Realização de oficinas de escrita on-line e presenciais em vários locais.
- A defesa dos direitos autorais.
- A promoção da escrita virtual e da sua importância e validade no plano das letras nacionais.
- Uma vertente solidária para com escritores ou pessoas necessitadas.

Numa primeira fase, decorrerá a inscrição de sócios, sem qualquer contrapartida financeira na inscrição ou filiação. Posteriormente, depois da Associação legalmente formalizada, os sócios definirão uma quota simbólica anual.
Apresentarei de mote próprio uma primeira lista de pessoas que conduzirão os destinos da Associação até esta estar devidamente formalizada, para que depois possa decorrer o normal e habitual processo eleitoral com listas concorrentes, mediante aquilo que estiver definido nos estatutos.
Só após essa eleição e a formalização da Associação será fixada a quotização.
Prevejo que se possam alcançar por esta via apoios para os vários projectos que sejam sufragados, bem como das instituições públicas tutelares.
Depende de cada um decidir a partir deste momento se quer ser um elemento activo na promoção da língua portuguesa e na defesa da sua literatura, não invalidando este facto que se juntem a este projecto todos os autores da lusofonia, estejam onde estiverem no mundo. A internacionalização da Associação será uma utopia a promover.
Aguardem mais notícias, desejando a todos um excelente ano de 2010.
Este é o meu desejo para o novo ano. Juntem-se a ele.


Criado em: 31/12/2009 12:07
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Associação embrionária de escritores - Sociedade Portuguesa de Luso-Poetas e Escritores
Colaborador
Membro desde:
15/8/2007 15:58
De Alcochete
Mensagens: 1184
Caro Zé

Uma excelente ideia que tem todos os itens para andar e ser de facto um projecto de sucesso.

Ficarei a aguardar mais noticias

Aproveito para desejar-te um excelente 2010

Um abraço
Luis

Criado em: 31/12/2009 12:14
_________________
Luis Marques Ferreira ®

http://marsonhos.blogspot.com/
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Associação embrionária de escritores - Sociedade Portuguesa de Luso-Poetas e Escritores
sem nome
Um abraço Luís.
Está aberta a discussão e debate de ideias.
talvez o próprio nome possa ser mudado para Associação, uma vez que já existe uma Sociedade Portuguesa de autores.
Bom ano

Criado em: 31/12/2009 12:43
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Associação embrionária de escritores - Associação Portuguesa de Luso-Poetas e Escritores
Colaborador
Membro desde:
9/1/2009 16:52
Mensagens: 3482
Caro José Torres,

Não te disse posteriormente ao Encontro, mas achei a tua ideia/sonho deveras interessante. Conta com o meu apoio e presença para este projecto.

Fabuloso o "Associação embrionária de escritores".

Um abraço,

Helder

Criado em: 31/12/2009 12:54
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Associação embrionária de escritores - Associação Portuguesa de Luso-Poetas e Escritores
Membro de honra
Membro desde:
14/5/2008 20:44
De Leiria
Mensagens: 10301
O assunto foi ligeiramente abordado
por ti aquando do encontro em Braga e é uma excelente ideia.
No que depender de mim, e se precisares de qualquer colaboração da minha parte, cá estarei para te ajudar a levar essa ideia para a frente e tornar esse maravilhoso sonho possível!
Bem hajas!
Vóny Ferreira

Criado em: 31/12/2009 13:34
_________________
visite o meu blog aqui...http://vonyferreira.blogspot.pt/
Vóny Ferreira
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Associação embrionária de escritores - Sociedade Portuguesa de Luso-Poetas e Escritores
Colaborador
Membro desde:
15/8/2007 15:58
De Alcochete
Mensagens: 1184


Concordo com a alteração de designação de Sociedade para Associação, até porque, com a constituição de estatutos próprios, poderemos de facto criar algo de grande utilidade não só para todos os sócios, mas como de igual modo à própria sociedade cultural (como por exemplo a organização de eventos, feiras de livros, entre outros polos de interesse e dinamização).

Penso que a criação de quotas e de um valor de inscrição, assim como de um registo dos sócios, cartão de sócio, parcerias com editoras e outras entidades, serão sempre bem vindas e serão registo de solidificação deste projecto e de interesse.

Acho que se poderia verificar as pessoas com experiência em associativismo, de forma a darmos o pontapé de saida neste projecto.

Desde já, se assim quiseres, podes contar com o meu apoio e ajuda.

Um abraço
Luis

Criado em: 31/12/2009 13:40
_________________
Luis Marques Ferreira ®

http://marsonhos.blogspot.com/
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Associação embrionária de escritores - Associação Portuguesa de Luso-Poetas e Escritores
sem nome
Vóny, Luís, Moreno, o apoio de todos será fundamental para este projecto andar para a frente e podeis estar certos que vos chamarei a ajudarem na tarefa.
Vamos ao nome:
Associação Portuguesa de Luso-Poetas e Escritores

Associação - Porque de uma Associação sem fins lucrativos se trata
Portuguesa - Porque o espaço de acção será o de Portugal, pese embora a sua vocação lusófona. Que se inscrevam nela todos os que falam português, e depois surjam no futuro a associação brasileira, moçambicana, angolana, cabo-verdiana...
Luso-poetas - Porque faz a ligação com este site e os seus membros.
Escritores - Porque aglutinará todos os que o querem ser ou o são já editados.

Fiquei a pensar com a tua observação Moreno, que Associação Embrionária de Escritores, também era um nome giro e simpático, mas a ideia aqui foi só dar uma nomenclatura ao projecto.
Pode ser o seu sub-nome, não?


Criado em: 31/12/2009 14:04
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Associação embrionária de escritores - Associação Portuguesa de Luso-Poetas e Escritores

Membro desde:
8/10/2007 0:36
De Caniço-Madeira
Mensagens: 4412
Ui José Torres, eu não percebo nada de associações, de estatutos ou coisas parecidas, mas acho a tua ideia muito boa e arrojada, eu uma ignorante no assunto mas estou contigo, com vocês e quero poder participar activamente nesse projecto.

Que o ano de 2010 te dê a concretização deste sonho que como tenho a certeza, estarás preparado para a luta que se advinha, só desejo que todos aqueles que se manifestarem a favor deste arrojado projecto e que queiram participar nele, o façam de coração e mente abertas sem as guerrinhas do costume, efectuadas nas entrelinhas das palavras escritas.

UM BOM ANO NOVO PARA TODOS VOCES POETAS LUSO

Criado em: 31/12/2009 15:15
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Associação embrionária de escritores - Associação Portuguesa de Luso-Poetas e Escritores

Membro desde:
22/8/2009 3:28
De Porto
Mensagens: 3357
Olá Torres,

Podes contar comigo para criar a associação, acho a ideia excelente, engraçado que ainda ontem estava a pensar nisso até porque se conseguirmos criar este projecto depois poderemos criar uma sede onde todos nos possamos encontrar. sendo para conviver, criar e divertir.

vamos lá embora com isto.

beijo
e mais uma vez
Um Feliz Ano Novo
que os sonho dos lusos e visitantes se realize.

MG - CB

Criado em: 31/12/2009 15:27
_________________
A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.
Aristóteles

meu Blog - http://amanhecer-palavrasousadas.blogspot.com

Blog da Lavra...Boletim de Poesia - http://lavraboletimdepoesia.blogspot.com/

@cartascemremetente
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Associação embrionária de escritores - Associação Portuguesa de Luso-Poetas e Escritores
Membro de honra
Membro desde:
1/12/2007 10:08
De Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7066
Eu teria muito prazer em fazer parte dessa possivel futura associação que espero, se concretize, mas caros amigos,, eu não me cnsidero à altura nem como escritor nam como poeta para fazer parte.
Entretanto, se em algo eu puder ajudar ou ser útil, podem contar comigo.

Mas as palavras da Liliana.... têm muita razão de ser.

Desejo atodos um feliz 2010
A. da fonseca

Criado em: 31/12/2009 15:51
_________________
SOU COMO SOU E NÃO COMO OS OUTROS QUEIRAM QUE EU SEJA

Sociedade Portuguesa de Autores a Lisboa
AUTOR Nº 16430
http://sacavempoesia.blogspot.com em português
http://monplaisiramoi.eklablog.com. contos para as crianças de 3 à 103 ans
http://a...
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados