O Pecado da Omissão

Data 06/04/2010 15:35:42 | Tópico: Crónicas

Carta aos amigos cariocas
Jorge Linhaça



Solidarizo-me plenamente com a população do estado do Rio de Janeiro neste momento de grande tragédia que se abate sobre sobre vários municípios daquele estado.
É alarmante ver a cidade do Rio de janeiro com muitas de suas vias de acesso praticamente submersas. A prefeitura e a defesa civil pedem que ninguem deixe suas casas.( exceto é claro os que estão em área de risco ).
Mas quero deixar aqui uma pergunta que precisa ser feita:

Semanas atrás o povo carioca saiu às ruas lutando pelo direito de manter o seu quinhão ( milionario ou bilionário ) por ser um estado produtor de petróleo.
Creio ser justo lutar por esse direito e por outros ,mas creio que é preciso entender que esse dinheiro que deve retornar aos estados produtores deve ter com destinação obras de infra estrutura e meio ambiente.
Portanto a pergunta que fica é :
Onde está sendo enfiado esse dinheiro? Onde estão as obras de infra estrutura? Onde estão os cuidados com o meio ambiente ?
Será que o povo carioca que compareceu às manifestações e justamente expos sua indignação com as mudanças das regras do jogo, alguma vez procurou saber quanto é e onde está sendo investido esse dinheiro? Ou contenta-se com os elefantes brancos como o engenhão e instalações de jogos panamericanos sempre superfaturadas?
Podem-se considerar tais obras como obras de infra estrutura?
Vem agora o sr Governador Sérgio Cabral dizer que investiu mais de 120 milhões em equipamentos para o corpo de bombeiros.
Diz também que esta investindo 300 milhões de reais na contenção de encostas dos morros onde se contruiram várias comunidades.
Oras, isso em relação ao que se recebe oriundo do petróleo é dinheiro de pinga.
Meu apelo ao povo carioca é justamente que não se deixe iludir por essas migalhas...
falo hoje do Rio de Janeiro, mas o mesmo serve para tantos outros estados.
A favor do Governador apenas o fato de ir á TV dizer para as pessoas sairem das áreas de risco...mas sabemos que logo que a chuva passe, que cesse a cobertura jornalística ele estará pouco se lixando para o destino dessas pessoas.
Quantos anos se passarm desde que os morros foram ocupados?
Que providênciaas reais ja foram tomadas para a sua desocupação?
Remover essa população para onde ?

Para quem luta tanto para manter o dinheiro do petróleo entrando em caixa, deveria usar tanto ou mais energia para cuidar de dar uma destinação honesta a esse rendimento extra que chega aos cofres públicos.
Infelizmente, o Rio, como outras grandes cidades brasileiras preocupa-se apenas em cuidar das partes da cidade por onde os turistas possam transitar.

Acorda RIO!



*
SP, 06 de abril de 2010



Contatos com o autor
anjo.loyro@gmail.com




Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=127139