Crónicas : 

O Pecado da Omissão

 
Carta aos amigos cariocas
Jorge Linhaça



Solidarizo-me plenamente com a população do estado do Rio de Janeiro neste momento de grande tragédia que se abate sobre sobre vários municípios daquele estado.
É alarmante ver a cidade do Rio de janeiro com muitas de suas vias de acesso praticamente submersas. A prefeitura e a defesa civil pedem que ninguem deixe suas casas.( exceto é claro os que estão em área de risco ).
Mas quero deixar aqui uma pergunta que precisa ser feita:

Semanas atrás o povo carioca saiu às ruas lutando pelo direito de manter o seu quinhão ( milionario ou bilionário ) por ser um estado produtor de petróleo.
Creio ser justo lutar por esse direito e por outros ,mas creio que é preciso entender que esse dinheiro que deve retornar aos estados produtores deve ter com destinação obras de infra estrutura e meio ambiente.
Portanto a pergunta que fica é :
Onde está sendo enfiado esse dinheiro? Onde estão as obras de infra estrutura? Onde estão os cuidados com o meio ambiente ?
Será que o povo carioca que compareceu às manifestações e justamente expos sua indignação com as mudanças das regras do jogo, alguma vez procurou saber quanto é e onde está sendo investido esse dinheiro? Ou contenta-se com os elefantes brancos como o engenhão e instalações de jogos panamericanos sempre superfaturadas?
Podem-se considerar tais obras como obras de infra estrutura?
Vem agora o sr Governador Sérgio Cabral dizer que investiu mais de 120 milhões em equipamentos para o corpo de bombeiros.
Diz também que esta investindo 300 milhões de reais na contenção de encostas dos morros onde se contruiram várias comunidades.
Oras, isso em relação ao que se recebe oriundo do petróleo é dinheiro de pinga.
Meu apelo ao povo carioca é justamente que não se deixe iludir por essas migalhas...
falo hoje do Rio de Janeiro, mas o mesmo serve para tantos outros estados.
A favor do Governador apenas o fato de ir á TV dizer para as pessoas sairem das áreas de risco...mas sabemos que logo que a chuva passe, que cesse a cobertura jornalística ele estará pouco se lixando para o destino dessas pessoas.
Quantos anos se passarm desde que os morros foram ocupados?
Que providênciaas reais ja foram tomadas para a sua desocupação?
Remover essa população para onde ?

Para quem luta tanto para manter o dinheiro do petróleo entrando em caixa, deveria usar tanto ou mais energia para cuidar de dar uma destinação honesta a esse rendimento extra que chega aos cofres públicos.
Infelizmente, o Rio, como outras grandes cidades brasileiras preocupa-se apenas em cuidar das partes da cidade por onde os turistas possam transitar.

Acorda RIO!



*
SP, 06 de abril de 2010



Contatos com o autor
anjo.loyro@gmail.com


 
Autor
Jorge Linhaça
 
Texto
Data
Leituras
887
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Betha Mendonça
Publicado: 06/04/2010 19:42  Atualizado: 06/04/2010 19:43
Colaborador
Usuário desde: 30/06/2009
Localidade:
Mensagens: 6699
 Re: O Pecado da Omissão
Hoje mesmo falava com um amigo carioca sobre esse tema.Aí, vêm governantes dizer que a culpa é da chuva, da população que construiu em áreas de risco, que vão falar com Sâo pedro e coisa e talz.Mas, quem deixou que a situação chegasse onde chegou?Os governos que não fizeram sua parte de fiscalizar e impedir a degradação ambiental feita. Que não fizeram um plano para moradias populares.
Agora a cidade toda sofre e está impossível acomodar milhões da pessoas em outras áreas.Muito oportuno o texto!Também estou solidária ao povo do Rio de Janeiro e de outras cidades brasileiras com o mesmo problema!
VBjins, Betha.