Plagio

Data 12/10/2010 11:55:50 | Tópico: Textos

Já não sei se o que eu escrevo é meu, afinal a diferença entre plagio e pesquisa apenas reside na quantidade de livros que usamos, e todos dias aqui e ali vou juntando peças neste puzzle infinito que é o meu universo, há tanto do meu pensar que vem daqui, vem dali, nada é puramente meu, afinal as palavras, a não ser que invente novas, já foram ditas e inventadas por alguém, mesmo que invente não passam de união de letras.
Ontem no meu passeio pela livraria vi algo que chamou-me a atenção, estava lá o livro “A arte da guerra” desta vez escrito por Maquiavel, tive de ler parte para entender se não estaria a saltar naquele momento para uma dimensão paralela, não, não estava, fiquei a saber que Maquiavel repensou e reescreveu o famoso livro de Sun Tzu, não interessei-me muito apesar de gostar do pensador incompreendido mas resolvi pensar sobre isso.
Será correcto pensar que Maquiavel plagiou Sun Tzu? Se eu reescrever um texto qualquer que seja um reflexo da minha leitura será um plágio? Terei eu de colocar entre aspas e abaixo indicar o autor todos os trechos que não são absolutamente meus? Tenho a minha resposta e a minha resposta é NÃO, afinal há coisas que li que já estão tão entranhadas em mim que também são eu e há passagens que apesar de serem cópias literais de outras passagens não são cópias por estarem em outro contexto.



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=155082