Textos : 

Plagio

 
Já não sei se o que eu escrevo é meu, afinal a diferença entre plagio e pesquisa apenas reside na quantidade de livros que usamos, e todos dias aqui e ali vou juntando peças neste puzzle infinito que é o meu universo, há tanto do meu pensar que vem daqui, vem dali, nada é puramente meu, afinal as palavras, a não ser que invente novas, já foram ditas e inventadas por alguém, mesmo que invente não passam de união de letras.
Ontem no meu passeio pela livraria vi algo que chamou-me a atenção, estava lá o livro “A arte da guerra” desta vez escrito por Maquiavel, tive de ler parte para entender se não estaria a saltar naquele momento para uma dimensão paralela, não, não estava, fiquei a saber que Maquiavel repensou e reescreveu o famoso livro de Sun Tzu, não interessei-me muito apesar de gostar do pensador incompreendido mas resolvi pensar sobre isso.
Será correcto pensar que Maquiavel plagiou Sun Tzu? Se eu reescrever um texto qualquer que seja um reflexo da minha leitura será um plágio? Terei eu de colocar entre aspas e abaixo indicar o autor todos os trechos que não são absolutamente meus? Tenho a minha resposta e a minha resposta é NÃO, afinal há coisas que li que já estão tão entranhadas em mim que também são eu e há passagens que apesar de serem cópias literais de outras passagens não são cópias por estarem em outro contexto.

 
Autor
Trilho-do-Pensamento
 
Texto
Data
Leituras
1278
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
9 pontos
9
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/10/2010 12:27  Atualizado: 09/12/2010 14:55
 Re: Plagio
.







ps: pensa...






Enviado por Tópico
ÔNIX
Publicado: 12/10/2010 13:25  Atualizado: 12/10/2010 13:25
Membro de honra
Usuário desde: 08/09/2009
Localidade: Lisboa
Mensagens: 2683
 Re: Plagio
E da união das letras para formar palavras, surgem os pensamentos, uns mais daqui, outros mais dali, o certo e que nos identificamos com tantos olhares, sorrisos e pensamentos. Por isso o plágio é antes de mais uma sucessão de encontros. O problema do verdadeiro plágio anula-se por si só quando preenche um quase vazio?

Deixas-me a pensar....

Beijo

Dolores Marques


Enviado por Tópico
Alexis
Publicado: 12/10/2010 14:54  Atualizado: 12/10/2010 14:54
Colaborador
Usuário desde: 29/10/2008
Localidade: guimarães
Mensagens: 7238
 Re: Plagio para trilho-do-pensamento
certo.há isso há,concordo.partilha,admiração,influência,recriação,interpretação,adaptação ao eu.trabalho em cima do trabalho dos outros.e é algo elogioso até,admirável.
e também há o resto.a mentirinha,pura e simples e bem consciente.o querer fazer-se passar pelo que não se é,de todo.o não ter a humildade de reconhecer o valor que damos aos que nos influenciaram.a xico-espertice armada aos cucos que trata os outros como idiotas.

enfim,há de tudo.nem sempre é fácil distinguir.mas também nem sempre é difícil.

alex