O AVIÃO QUE PASSA

Data 21/07/2011 15:53:58 | Tópico: Crónicas



Instantes há na nossa vida que mais parecem rasgos de louco do que de ser pensante e enquadrado neste mundo prenhe de novidade e lampejos de inteligência. Comigo hoje aconteceu deter abruptamente o meu caminhar ao simples ronco de um avião que se eleva a poucas centenas de altura. Deslumbro-me com aquela máquina voadora, ao mesmo tempo que recordo o fantástico que foi para mim, adolescente, presenciar a curta distancia a aterragem de um avião de grande porte. Senti aí com muita força a grandeza das coisas de que o homem é capaz. Mantendo-me parado a olhar o avião que se afasta e se torna minúsculo até que desaparece, o meu pensamento transfere-se para outras áreas ou ousadias do génio humano, como a televisão, a rádio , e para ficar só pela periferia dos arrojos científicos, temos o computador e essa expressão desconcertante que é a Internet. É fantástico o que foi feito até agora no pouco significativo tempo de cento e cinquenta anos, sendo caso para perguntar o que é o futuro o que vai o homem ser capaz de fazer, para não irmos mais longe, nestes próximos cem anos.
Para mim a questão chega a ser perturbadora e de tal modo interrogo-me se valeria ou não a pena estar por cá nesse tempo.
Neste parar para pensar originado pela mera passagem de um avião e que afinal me tomou um pedaço de tempo, mas que não acho que seja tempo perdido, uma questão de relevo se me coloca e que é muito simplesmente: será que o homem, esse ser justamente tido como o mais inteligente dos seres e cuja espécie eu próprio integro, tem crescido em Humanidade tanto quanto foi nos científicos arroubos?(…)

Antonius




Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=193118