Crónicas : 

O AVIÃO QUE PASSA

 


Instantes há na nossa vida que mais parecem rasgos de louco do que de ser pensante e enquadrado neste mundo prenhe de novidade e lampejos de inteligência. Comigo hoje aconteceu deter abruptamente o meu caminhar ao simples ronco de um avião que se eleva a poucas centenas de altura. Deslumbro-me com aquela máquina voadora, ao mesmo tempo que recordo o fantástico que foi para mim, adolescente, presenciar a curta distancia a aterragem de um avião de grande porte. Senti aí com muita força a grandeza das coisas de que o homem é capaz. Mantendo-me parado a olhar o avião que se afasta e se torna minúsculo até que desaparece, o meu pensamento transfere-se para outras áreas ou ousadias do génio humano, como a televisão, a rádio , e para ficar só pela periferia dos arrojos científicos, temos o computador e essa expressão desconcertante que é a Internet. É fantástico o que foi feito até agora no pouco significativo tempo de cento e cinquenta anos, sendo caso para perguntar o que é o futuro o que vai o homem ser capaz de fazer, para não irmos mais longe, nestes próximos cem anos.
Para mim a questão chega a ser perturbadora e de tal modo interrogo-me se valeria ou não a pena estar por cá nesse tempo.
Neste parar para pensar originado pela mera passagem de um avião e que afinal me tomou um pedaço de tempo, mas que não acho que seja tempo perdido, uma questão de relevo se me coloca e que é muito simplesmente: será que o homem, esse ser justamente tido como o mais inteligente dos seres e cuja espécie eu próprio integro, tem crescido em Humanidade tanto quanto foi nos científicos arroubos?(…)

Antonius


 
Autor
luciusantonius
 
Texto
Data
Leituras
775
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Migueljaco
Publicado: 21/07/2011 16:02  Atualizado: 21/07/2011 16:02
Colaborador
Usuário desde: 23/06/2011
Localidade: Taubaté SP
Mensagens: 10200
 Re: O AVIÃO QUE PASSA
Boa tarde Antonio, a resposta, é não, quanto mais crescemos em tecnologia, mãos medíocres somos, parabens pelo seu instigante poema, MJ.

Enviado por Tópico
JBMendes
Publicado: 21/07/2011 17:01  Atualizado: 21/07/2011 17:01
Autores Clássicos
Usuário desde: 13/02/2010
Localidade:
Mensagens: 5222
 Re: O AVIÃO QUE PASSA
Seu texpo faz sentido e nos leve à refjexão,
Un abração
JBMendes

Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 22/07/2011 08:43  Atualizado: 22/07/2011 08:43
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: O AVIÃO QUE PASSA
"Comigo hoje aconteceu deter abruptamente o meu caminhar ao simples ronco de um avião que se eleva a poucas centenas de altura. Deslumbro-me com aquela máquina voadora, ao mesmo tempo que recordo o fantástico que foi para mim, adolescente, presenciar a curta distancia a aterragem de um avião de grande porte."

Aprecio sobremaneira as suas deambulações sobre a meditação como se conversasse com os seus leitores à mesa de um café, bebendo-o com prazer.
Gosto de o ler, Lucius.
Abraço-vos
Vóny Ferreira