Outono disfarçado

Data 25/09/2011 09:57:14 | Tópico: Textos

Regressei há dias, ainda que poucos tivessem dado pela minha chegada. Mas vim sorrateiro, no dia certo e na hora exacta de um Setembro inesperadamente quente.
Cheguei disfarçado de um Verão serôdio, fora de tempo. Talvez por isso, tenha passado despercebido aos olhos dos mais distraídos, que se escondem na sombra do calor e se recusam a abandonar as praias meio desertas, numa tentativa desesperada de prolongar na pele o tom de bronze que lhes fica tão bem.
É vê-los sentados nas esplanadas à beira mar plantadas, lotadas até à última cadeira vaga que se acabou de ocupar de um traseiro ainda húmido e salgado.
De copo de cerveja fresca na mão e conversas mais ou menos desinteressadas e entrecaladas, ora de sorrisos, ora de gargalhadas que se desprendem das bocas ávidas por dizer, entre uma e outra baforada de fumo que um cigarro aceso entre os dedos lá vai alimentando a tarde. Uma tarde que se alonga até ao lusco fusco do dia e se finda num céu avermelhado e prometedor de uma noite serena, sem qualquer rasto de vento que a despenteie. Com sorte, o dia seguinte será igual.
Mas desenganem-se todos os que me ignoram e se fazem de desentendidos, porque eu voltei e trouxe comigo as folhas amarelecidas e vermelhas, que muito em breve pairarão pelos ares, despindo as árvores para se despenharem aos pés de qualquer um, que os passos apressados não se cansarão de mastigar no caminho de ida e de vinda, em qualquer lugar e para onde quer que vão.
Trago também as vindimas, presas nos cachos das uvas doiradas e maduras, que se dão e se espremem no ventre do vinho doce, desejoso do seu fervor, para depois repousar na escuridão de uma adega povoada de pipas silenciosas.
Trago ainda, as promessas da chuva que se atrasou na vinda, mas que virá com certeza.
Chamo-me Outono e voltei para vos lembrar de que o Verão já se foi, ainda que pareça que não!






Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=200093