Carta aberta de um psicótico à um Basofiador Literário

Data 07/11/2007 18:47:53 | Tópico: Mensagens

Sob o risco de ser expulso de uma comunidade na qual acabei de me inscrever, deixo o texto exposto como chaga que me atormenta pois a opinião é livre e eu defendo a liberdade de expressão. Mas à democracia não se estende o direito de ofender as pessoas.

Tudo começou com um comentário sem graça sobre um texto meu. Não foi uma crítica, foi um gracejo aparentemente inofensivo da parte de quem o fez. Mandei uma mensagem particular e creio que fui contundente no meu parecer. Daí resultou isso: Lamentavelmente eu não tenho o conteúdo da minha primeira mensagem e a pessoa com quem estou debatendo pode colocá-lo à vontade.

Achou minha defesa violenta? Parece-me que és mais sensível do que eu.
Não sei qual sua formação literária ou acadêmica, mas psicótico é algo extremamente agressivo quando o autor não tem a intenção de transmitir essa idéia. E a luz da psicanálise este meu poema, por menos valor literário que tenha na sua sábia concepção, está longe de ser psicótico.
Ao gracejar temos que saber com quem gracejamos.
Se me taxasse de ignorante ou analfabeto eu não me ofenderia. Se criticasse minhas pretensas qualidades literárias, me arrasasse, me rasgasse o verbo e usasse meus versos como papel de limpar a bunda, tampouco me incomodaria. Chamar-me de filho-da-puta, veado, paneleiro ou qualquer outra palavra que lhe pareça bem ofensiva não me faria nem cócegas.
O termo psicótico é ofensivo para mim, agressivo, desnecessário. Você não sabe nada da minha vida e eu não o convidei para participar. Talvez eu seja mesmo psicótico. Já parou para pensar no sofrimento mental de quem tem esta psicopatologia?
Eu nem vou perseguí-lo em busca de sua literatura para saber do que é capaz de escrever por preferir esquecê-lo.
Sinto muito por existir para você. Não perca seu precioso tempo comigo. Eu sou menos do que nada e seus olhos e intelecto merecem coisa melhor.

Foi isso aí. Se terminar por aqui, ótimo, se continuar... tentarei argumentar da melhor forma possível.


Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=21634