Expressões Populares. Quais Você Lembra?

Data 22/02/2013 02:55:18 | Tópico: Textos

Ontem, recebi um comentário de uma amiga aqui do luso, Luzia, cujo o nome de usuário é MLF. Achei interessante, pois ela usou uma expressão que eu não conhecia: "tudo fica em águas de bacalhau". Pelo contexto deu pra imaginar que significava que tudo ficava tranquilo, calmo. Daí então foi que, de certa forma, "caiu a ficha": apesar da falarmos a mesma língua, experimentamos aqui uma diversidade cultural. Essas diferenças podem causar algumas surpresas. Isso é muito legal!
Veja só... Acima, usei a expressão "caiu a ficha". Significa, aproximadamente: percebi. Se bem que quando você fala "caiu a ficha", é porque a pessoa não havia percebido por bobeira, por falta de atenção. Será que em Portugal, por exemplo, o pessoal conhece essa expressão?
Movido pela curiosidade, pensei em colocar aqui algumas expressões que eu conheço e pedir pro pessoal que ler, se lembrar de alguma, postar como comentário. Seria legal, se possível, colocar não só o significado, mas também o local onde é falada (país, estado...)

Então lá vai:

"Chutar o balde", "Empinar a carroça": Se rebelar contra determinada situação, partir pra briga ou abandonar de vez alguma coisa que não quer mais. Aqui no Brasil, sei que são faladas no interior de São Paulo.

"Enfiar o pé na Jaca": O significado é bem parecido com o de cima, mas creio que em todo o Brasil essa expressão é conhecida. Teve uma novela da Globo (principal rede de televisão no Brasil) com o nome "Pé na Jaca".

"Amarrar cachorro com linguiça": Tentar fazer algo que visivelmente não vai dar certo. Brasil.

"Fazer tempestade no copo d'água": Essa é tão comum, que creio que todos conheçam. Será?

"Falar pelos cotovelos": Falar demais, às vezes sem nexo. Brasil.

"...o coração veio à boca!": Quando se leva um susto. Conhecem?

"Cara de um, focinho do outro": Quando duas pessoas são muito parecidas, fisicamente ou no comportamento.

"Fazer das tripas, coração": Tentar ir além do possível pra conseguir algo. Brasil.

Essas são as que eu lembrei sem tentar procurar na internet. Tinha algumas outras na cabeça, mas quando foi escrever esse texto "deu branco".
Olha ai!

"Deu branco": Esqueci.

Não sei se as origens estão corretas, apenas quis informar que são faladas aqui.
Quais vocês lembram?

Agradeço a Luzia por ter inspirado essa brincadeira.



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=242005