Memórias de Uma Insana VI - Catatonia

Data 20/05/2013 16:48:50 | Tópico: Contos


Foto Betha Mendonça

Memórias de Uma Insana VI - Catatonia
by Betha Mendonça

Minhas lembranças sobre o período que passei contida (braços e pernas amarrados) na ala quatro do manicômio são tão nubladas quanto às de toda a minha vida antes de ir para lá. É tudo encoberto por uma confusão de névoas e véus que não consigo precisar o que foi real ou partiu da minha imaginação doente.

Naqueles dias eu fiquei por tempos com a sensação de estar suspensa do chão. Estática, na mais profunda escuridão, que deve ser pior que a verdadeira cegueira.Abria os olhos. Chegava a esbugalhá-los na vã tentativa de enxergar algo. Mas, a impressão que eu tinha quando olhava para cima era de quilômetros de negrume que deviam ir além dos limites do universo conhecido, e, se olhava para baixo era como se estivesse suspensa sobre um abismo sem fim.

As semanas passavam. Como um vegetal, no silêncio que não quebrava nem para conversar com o doutor, eu via os acontecimentos relacionados a mim como pelos olhos de outra pessoa: os banhos no leito com esponjas, a medicação que me injetam nas veias, a alimentação que empurravam pela sonda que ia do meu nariz até o estômago e nada daquilo me dizia de mim.

De repente - ainda parada e suspensa na sensação de acima infinito e abaixo poço sem fim - senti uma grande mão que me balançava de um lado para o outro como se eu fosse uma rede estendia ali pelo acaso. O balançar que no início era lento e agradável foi acelerando mais e mais, até que ficou tão depressa como um carrossel desgovernado. Em pavoroso desespero eu abri os olhos e gritei: - Socorro! Então percebi que estava no quarto acolchoado do isolamento.

Por sorte o doutor estava ao meu lado. Sorriu com a calma que lhe era peculiar e disse:
- Bem-vinda moça! Você saiu da catatonia!Ele era um homem muito bom e cria na minha cura.





Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=248058