Se for café que você quer, não peça chá

Data 14/10/2013 12:24:03 | Tópico: Poemas

São duas horas da manhã. Há cerca de 20 minutos tive um impulso: precisava fazer café, mas, optei por um chá de abacaxi, já estava pronto. Foi inescrutável. Meu corpo e meu cérebro clamavam por café e não por chá. Senti-lo entrar nas células e tornar o planeta mais inteligente, era tudo que eu precisava. Café me alivia enxaqueca e me mantém acordada quando preciso estudar. Sinto-me muito mais atenta às nuances cotidianas do viver.

Estudar anatomia sem a companhia de um café nunca é uma boa idea, pelo menos para mim. Assim como muitas pessoas têm um vício, este deve ser o meu. Pelo menos é um café, está certo, são vários cafés. Logo compreendi que um café não pode ser substituído pelo um chá. Meu marido tenta me convencer, diz que é melhor porque o chá acalma. Eu não quero me acalmar, eu quero estudar e aprender anatomia.

Irrita-me profundamente o fato de procurar outra coisa quando eu já sei o que quero, procurar mudar um hábito mesmo desconfiando que não adianta tentar. Juro, muitas vezes tento mudar aquilo que é repetitivo, mas deixar de tomar café, não dá. Depois, lendo, relendo, decifrando, enervo-me mais. Preciso fazer um café, meu marido reclama, quer me levar para a cama. Eu preciso antes de tudo de um café.

Contudo, posso ofertar-lhe alguns ensinamentos que absorvi. O café é a minha muleta nas noites/madrugadas de estudo. Assim como a gíria na fala dos jovens, as promessas nas falas dos políticos e as juras de amor nas palavras dos românticos. Queria tanto tomar um chá, estudar e dormir. Mas, eu tenho imensa insistência em atender minhas vontades. Não apenas a vontade de um café, principalmente a vontade de evoluir, de ser diferente a cada dia, conservando, claro, a minha pessoa formada.

Detesto ver pessoas ocultando suas vontades, não buscar o que deseja, ou trocando algo almejado por um mais fácil. O mundo pode me agasalhar, só porque fui buscar o agasalho, ele não me oferece ajuda, mas se peço, ele não nega. O mundo não pode se ocupar só com você, ele tem milhares de pessoas à atender, portanto, você deve dizer o que quer, apenas o que quer. Se for café que você quer, não peça chá.

Alva Xavier






Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=256857