Poemas : 

Se for café que você quer, não peça chá

 
São duas horas da manhã. Há cerca de 20 minutos tive um impulso: precisava fazer café, mas, optei por um chá de abacaxi, já estava pronto. Foi inescrutável. Meu corpo e meu cérebro clamavam por café e não por chá. Senti-lo entrar nas células e tornar o planeta mais inteligente, era tudo que eu precisava. Café me alivia enxaqueca e me mantém acordada quando preciso estudar. Sinto-me muito mais atenta às nuances cotidianas do viver.

Estudar anatomia sem a companhia de um café nunca é uma boa idea, pelo menos para mim. Assim como muitas pessoas têm um vício, este deve ser o meu. Pelo menos é um café, está certo, são vários cafés. Logo compreendi que um café não pode ser substituído pelo um chá. Meu marido tenta me convencer, diz que é melhor porque o chá acalma. Eu não quero me acalmar, eu quero estudar e aprender anatomia.

Irrita-me profundamente o fato de procurar outra coisa quando eu já sei o que quero, procurar mudar um hábito mesmo desconfiando que não adianta tentar. Juro, muitas vezes tento mudar aquilo que é repetitivo, mas deixar de tomar café, não dá. Depois, lendo, relendo, decifrando, enervo-me mais. Preciso fazer um café, meu marido reclama, quer me levar para a cama. Eu preciso antes de tudo de um café.

Contudo, posso ofertar-lhe alguns ensinamentos que absorvi. O café é a minha muleta nas noites/madrugadas de estudo. Assim como a gíria na fala dos jovens, as promessas nas falas dos políticos e as juras de amor nas palavras dos românticos. Queria tanto tomar um chá, estudar e dormir. Mas, eu tenho imensa insistência em atender minhas vontades. Não apenas a vontade de um café, principalmente a vontade de evoluir, de ser diferente a cada dia, conservando, claro, a minha pessoa formada.

Detesto ver pessoas ocultando suas vontades, não buscar o que deseja, ou trocando algo almejado por um mais fácil. O mundo pode me agasalhar, só porque fui buscar o agasalho, ele não me oferece ajuda, mas se peço, ele não nega. O mundo não pode se ocupar só com você, ele tem milhares de pessoas à atender, portanto, você deve dizer o que quer, apenas o que quer. Se for café que você quer, não peça chá.

Alva Xavier




 
Autor
alva
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1318
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Srimilton
Publicado: 14/10/2013 13:12  Atualizado: 14/10/2013 13:12
Membro de honra
Usuário desde: 15/02/2013
Localidade: Nenhuma
Mensagens: 1830
 Re: Se for café que você quer, não peça chá
O título me chamou a atenção nas entrelinhas, já de início,
mas também por causa do café, que é minha paixão.
E vou te dizer logo, não sou um barista, mas o meu café é insuperável.
É que descobri um segredo!
Outra coisa: Não se sinta culpada, tome o seu café.
Gostei do seu texto leve e agradável!

um abraço!

Enviado por Tópico
kahpoeta
Publicado: 14/10/2013 13:19  Atualizado: 14/10/2013 13:19
Super Participativo
Usuário desde: 09/08/2011
Localidade: Jundiai - SP - Brasil
Mensagens: 181
 Re: Se for café que você quer, não peça chá
Olá Alva!
pois bem, como "cafezeiro" compulsivo tinha que fazer presença aqui, e concordo plenamente se sua alma implora um cafézinho é porque certamente ela tem bom gosto hahaha... gostei muito do texto acho que vo toma um café agora mesmo, aguçou minha vontade..
Abraços

Enviado por Tópico
Edykyron
Publicado: 14/10/2013 13:41  Atualizado: 14/10/2013 13:41
Colaborador
Usuário desde: 15/11/2012
Localidade: São Paulo, Brasil
Mensagens: 774
 Re: Se for café que você quer, não peça chá
Bom dia !!!
Adorei o texto e concordo quando menciona que nossas vontades não podem ser sufocadas..

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 26/01/2015 02:37  Atualizado: 26/01/2015 02:37
 Re: Se for café que você quer, não peça chá
Meu café sagrado,esse nada e ninguém tasca! rsrsrs!
N tem chá nesse mundo q me faça trocar pelo pretinho,de resto,entre um gole e outro vou vendo o q se pode fazer,sou de imediatismos dependendo da questão no momento.