A inveja e os invejosos

Data 21/05/2014 13:54:17 | Tópico: Textos -> Crítica



De todos os sentimentos humanos ligados à posse, a inveja talvez seja o mais repugnante comportamento de uma pessoa. Se exacerbada, passa o indivíduo a ter comportamento deturpado, remoendo-se, tudo levando a transformar-se numa pessoa sem qualquer tipo de caráter.
É comum confundir a inveja com cobiça e ciúme. Este, é o sentimento que leva a pessoa a não querer perder o que tem, seja objeto ou não. Na cobiça, o indivíduo deseja algo que outro tem e ele não.
Já a inveja é um caso à parte. Vejamos: o invejoso pode ser uma pessoa que possui atributos e bens materiais. Não cobiça nada do próximo e não tem medo de perder seus bens. Contudo..... contudo, o invejoso não quer que outra pessoa tenha algo, indiferente se ele próprio tem ou não. É um sentimento difícil de entender e de aceitar. Tenho uma caneta melhor que a sua. Você pode cobiçar e minha. Não quero perdê-la, tenho ciúme dela.
O invejoso tem todas as canetas do mundo. Nenhuma lhe falta. Mas, ele não quer que eu tenha uma determinada caneta ou não quer que eu tenha alguma.
Dá para entender como funciona a mente de uma pessoa que não quer que outros tenham determinados objetos ou atributos?
Sinceramente, não há como entender essa sordidez de caráter. Se bem que dizem que os invejosos são pessoas que, por uma deformidade genética, nasceram sem ânus e adaptaram-se, passando a defecar pela boca, misturando palavras e fezes ao hálito pestilento. Acho que é isso. Tipo assim, a inveja é uma perda.




Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=270803