Textos -> Crítica : 

A inveja e os invejosos

 


De todos os sentimentos humanos ligados à posse, a inveja talvez seja o mais repugnante comportamento de uma pessoa. Se exacerbada, passa o indivíduo a ter comportamento deturpado, remoendo-se, tudo levando a transformar-se numa pessoa sem qualquer tipo de caráter.
É comum confundir a inveja com cobiça e ciúme. Este, é o sentimento que leva a pessoa a não querer perder o que tem, seja objeto ou não. Na cobiça, o indivíduo deseja algo que outro tem e ele não.
Já a inveja é um caso à parte. Vejamos: o invejoso pode ser uma pessoa que possui atributos e bens materiais. Não cobiça nada do próximo e não tem medo de perder seus bens. Contudo..... contudo, o invejoso não quer que outra pessoa tenha algo, indiferente se ele próprio tem ou não. É um sentimento difícil de entender e de aceitar. Tenho uma caneta melhor que a sua. Você pode cobiçar e minha. Não quero perdê-la, tenho ciúme dela.
O invejoso tem todas as canetas do mundo. Nenhuma lhe falta. Mas, ele não quer que eu tenha uma determinada caneta ou não quer que eu tenha alguma.
Dá para entender como funciona a mente de uma pessoa que não quer que outros tenham determinados objetos ou atributos?
Sinceramente, não há como entender essa sordidez de caráter. Se bem que dizem que os invejosos são pessoas que, por uma deformidade genética, nasceram sem ânus e adaptaram-se, passando a defecar pela boca, misturando palavras e fezes ao hálito pestilento. Acho que é isso. Tipo assim, a inveja é uma perda.


 
Autor
shen.noshsaum
 
Texto
Data
Leituras
1219
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Branca
Publicado: 21/05/2014 18:44  Atualizado: 21/05/2014 18:44
Colaborador
Usuário desde: 05/05/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 3024
 Re: A inveja e os invejosos
Ouvia falar de inveja e não conseguia bem decifrar o comportamento. Vivenciei isso.
E alguem, com quem fiz uma viagem de férias, passou a desejar que eu não tivesse nada, não adquirisse nada e tinha ódio de meus objetivos. Pessoas me alertaram, e eu simplesmente achava absurdo. Mas na verdade a inveja é repugnante, e acho que a ultima palavra do seu texto deveria ser aquela bem conhecida que sai pelo ânus. "Tipo assim, a inveja é uma M..."

Gostei muito de ler.
Beijo
Branca


Enviado por Tópico
sisnando
Publicado: 12/12/2014 15:48  Atualizado: 12/12/2014 15:48
Membro de honra
Usuário desde: 21/10/2008
Localidade: Antime, S. Clemente - Fafe - Guimarães - Portugal
Mensagens: 1036
 Re: A inveja e os invejosos