Mundo Frio

Data 07/01/2015 01:33:29 | Tópico: Frases e Pensamentos

O mundo está cada vez mais vazio e frio, quase ou tão mais frio quanto a temperatura lá fora. Os sentimentos passaram a ser calculados de acordo com o que o outro tem ou pode ter para oferecer, em vez de ser de acordo com o que se sente e o que a pessoa nos transmite, e o que lhes podemos transmitir. Quanto mais olho á minha volta, mais vejo que a palavra amizade ou amor se tornaram uma coisa tão banal e tão distante daquilo que realmente significa.
Parece mentira, quando olho para trás, nos meus tempos de miúda, e me lembro de pensar que as amizades seriam eternas, que nunca nos separaríamos, que seriamos “amigas/os forever”. Que nunca na minha vida poderia viver sem aquela pessoa, ou sem aqueles momentos em que as lágrimas e os sorrisos eram partilhados com tal intensidade que parecia que a nossa vida ia acabar ali.
Recordo-me de momentos em particular, em que senti exactamente isso… que tinha uma amizade para sempre, em que tudo parece tão puro e tão belo. Pergunto-me hoje em dia onde andam essas pessoas que nunca mais vi, ou se as vi, pergunto-me se elas se esqueceram de avisar que não iam voltar.
Agora vê-se muito os amigos dos copos que só se lembram de ti quando queres sair e tens o carro para os levar, os amigos que quando precisam de um favor é que falam contigo, porque de resto o teu telefone não toca uma única vez, e se ligas é como se nunca o tivesses feito. Os amigos das conversas da treta, os amigos que só porque são de infância sentem-se obrigados a ter conversas de circunstância. Os amigos, que quase… mas mesmo quase assumirias que iriam estar contigo o resto da tua vida, e depois… E depois cais em ti. Cais na real e percebes que muito mas mesmo muito poucas coisas são eternas, puras e verdadeiras sem segundas intenções. Perguntas-te porquê? Dizes que não é bem assim… negas o que vês diante dos teus olhos. Então faço-te a pergunta, onde é que estão quando verdadeiramente precisas de alguém? Onde é que estão essas pessoas quando a vida te trai? Quantas dessas pessoas que passaram, ou que ainda estão na tua vida, estão realmente para ti tanto quanto estás para elas? Para te ouvir, para te dar um verdadeiro ombro amigo? Para se lembrarem de ti, mesmo quando não precisam de te pedir nada … Quantos ouvem os teus gritos, mesmo quando gritas em silencio…Quantos pensam em ti e falam de ti de forma verdadeira sem se preocuparem com o que vestes com o que tens com que carro ou casa tens, ou em como o que pode ser vantajoso para eles ter-te na sua vida? Quantos te viram as costas e defendem-te com garras e dentes porque realmente gostam de quem és?
O mundo está a tornar-se cada vez mais frio e vazio… mas a vida é mesmo assim, feita de descobertas que por vezes não são fáceis. E cada vez mais vejo que mais vale muito poucos e bons, do que muitos, com quem na realidade nos sentimos vazios, sem que nos sintamos preenchidos de alguma forma. A vida é tão curta, deixemos apenas aquilo que realmente é verdadeiro nos nossos corações, deixemos apenas quem nos faz bem, e o que nos faz bem. Não somos obrigados a carregar um fardo que não significa nada para nós, nem para nós nem pelos outros. Não somos obrigados a demonstrar um sorriso quando não sentimos sorrir, não somos obrigados a amar quem não nos ama e quem não nos quer bem. E muito menos somos obrigados a manter essas pessoas, ou coisas na nossa vida. Já dizia o outro, para poderes voar, tens que deitar fora a porcaria que te prende ao chão.



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=285478