Carta a Fernando Pessoa

Data 23/02/2015 19:16:32 | Tópico: Textos

É estranho como as coisas acontecem na vida não achas? Vamos aos mesmos sítios mil e uma vezes, a maior parte do tempo passamos pelas pessoas e nem sequer lhes damos um sorriso ou um bom dia. Deixamos de fazer algumas coisas que gostamos, e por vezes, seja devido à nossa idade ou mentalidade, passa-nos muita coisa ao lado que pensamos não ser importante, mas que na verdade, o é. Só damos valor e significado ás coisas, quando descobrimos a sua verdadeira essência.
Pode parecer estranho o motivo desta carta, mas para mim faz todo o sentido. Queria que soubesses como te conheci e com tens transformado os meus dias e o meu mundo.
Tudo começou numa altura bem diferente da tua. Acho que se vivesses no mundo presente, se calhar mudavas de ideias quanto ao teu desprezo pelas novas tecnologias. A tua poesia e os teus textos estão espalhados pelo mundo inteiro!!! Pensavas que isto alguma vez ia acontecer? Creio que não.
Por aquilo que já percebi, dás dores de cabeça a alguns, e a outros, transformas os dias em alegria o que acontece no meu caso. Engraçado não é? Acho que era mesmo isso que querias. Pois bem, conseguiste, e para mim, digo; ainda bem que assim foi.
Sabes, sou uma pessoa que gosta sempre de aprender mais, de conhecer pessoas que me transmitem conhecimentos, novas ideias, novas perspectivas de vida, com outras vivências, que me transmitem paz, que me fazem ver para lá do mundo que conheço, pessoas honestas e verdadeiras e que me dizem quando estou certa ou errada, que me ajudam a melhorar, que me motivam e com quem sinta que posso ser eu própria. Assim como também que eu possa trazer algo de bom para as suas vidas e quem sabe até, passar algum conhecimento que tenha, ou tornar o seu dia um pouco mais feliz. Pessoas que também elas sintam que podem ser elas próprias comigo e que se sintam bem como me sinto ao lado delas.
Nestes últimos meses, apareceram duas pessoas na minha vida que acho que nem sabem bem, o quanto têm transformado os meus dias, a minha vida, a minha mente e o meu pensamento para uma perspectiva bem melhor e bem mais sorridente do que anteriormente. E sabes a coisa mais curiosa e engraçada no meio de tudo isto? Foram estas duas pessoas que me trouxeram até ti. Mundo pequeno e curioso não é? Acho que a forma como as pessoas fazem ou dizem as coisas, é que marca a diferença na nossa vida. E a forma como te apresentaram, foi da forma mais subtil, mais simples, e verdadeira, e bem... com um.... “Ler Pessoa é para Ontem!!!!” Pronto, pronto, já cá estou, já percebi!!!!!
E quando dei por mim, estavas também tu na minha vida. Por alguma razão estranha que ainda não percebi bem qual foi, quase de inicio que senti que vinhas para ficar. E desta vez era eu que não te ia deixar fugir. Perguntas-me porquê? Porque quanto mais te leio, mais rio, sorrio, penso e repenso, vivo e revivo as tuas palavras. Quanto mais te leio, mais a minha mente se acalma e desassossega ao mesmo tempo. Mais me faz pensar que há tanta coisa que tenho para aprender, e que na verdade, apesar de ainda ter a vida inteira pela frente, já cresci e aprendi algumas coisas das quais falas. Já para não falar daquelas que dizes e que são tão eu que chega a assustar.
Fico feliz ao pensar e imaginar que talvez, se te tivesse conhecido, seriamos bons amigos. Apesar de que já percebi que não eras de grandes conversas, eras mais observador. Mas, não sei porquê, esta ideia parece deixar-me feliz. Ultimamente, de certa forma temos conversado enquanto te leio ou melhor enquanto leio o teu amigo Bernardo Soares.
Costumo pensar que tudo acontece por uma razão, que para tudo há um motivo, talvez por isso, só te tenha conhecido agora. Porque era agora que precisava de uma mudança na minha vida. Talvez por isso, quando olho para trás, penso que muito provavelmente terei lido quantas coisas escritas por ti, e nunca lhes tinha dado qualquer valor ou atenção. Quantas vezes passei por ti na Brasileira, sorri a ver toda a gente rodear-te e tirar fotografias contigo, e eu limitava-me a olhar e a achar engraçado, quando agora a minha vontade é correr para lá e tirar mil e uma fotografias ao pé de ti, e fingir que me sento ao teu lado a falar contigo enquanto comento o teu livro do Desassossego que tanto me acalma a mente e o coração. Ir aos sítios por onde passaste,percorrer as ruas das quais tanto falas. E sei que o farei.
Bem, acho que para ser mais honesta ainda, divertido seria realmente falar contigo enquanto passeávamos em Lisboa.
Pergunto-me se imaginarias que ias tocar a vida de tanta gente, se sabias que algum dia, por todo o mundo, alguém agarraria no que escreveste, e ao ler, se ia sentir em casa. Pergunto-me se sabias que através das tuas palavras consegues transformar o mundo de alguém? Pergunto-me se saberias que ias transformar o meu mundo e que ias trazer para a minha vida duas pessoas que me deixam tão feliz!
Obrigada.

Beijinhos Rita.

Para Alma Mater e Jorges (Namastibet)



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=288434