S.O.S Lagoa Seca - Lizaldo Vieira

Data 19/05/2016 15:57:43 | Tópico: Poemas


S.O.S Lagoa Seca - Lizaldo Vieira

Muito mais que uma lenda, uma miragem perdida no tempo e no espaço, ou simplesmente o nome de uma comunidade, a Lagoa Seca representa muito para o povo de Capela. Ela tem valor histórico, lendário, ecológico e cultural. A lagoa também serve de referência ambiental, por se tratar de uma área de recarga aquífera que abastece as nascentes da Mata Atlântica do Junco, contribuindo substancialmente na regulação do clima, temperatura, umidade e, na ocorrência de chuvas, no município e região. Proporcionando melhoria na qualidade de vida e na autoestima do povo capelense.
Mesmo assim, apesar de sua importância na cidade rainha dos tabuleiros a Lagoa se recente da atenção de todos, encontrando-se em total estado de abandono, ficando vulnerável ás ações de invasões criminosas e antiecológicas; tais atitudes põem em risco a existência da lagoa deixando-a por isso, precisando de socorro urgente do povo de Capela porque , só ‘Quem ama Protege.”
Além de servir de atrativo, dos participantes da festa de São Pedro, quando os mesmo a utilizam para tomar o banho de lama, manifestação característica da Festa do Mastro.
O mais grave, nisso tudo é o que área vem servindo de cemitério clandestino de animais, com aterro de cachorros, gatos, restos de abatedouros de galinhas e até cavalos mortos estão sendo enterrados dentro dela. Tal situação, não condiz com a civilidade do povo capelense, portanto, não deve e nem pode continuar dessa forma.
Para fim a toda essa situação de descaso. Nesse ano, durante as comemorações do dia da Mata Atlântica, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente o Movimento Popular Ecológico de Sergipe- MOPEC, a Associação Ecológica de Capela, os Conselho Municipal de Meio Ambiente e o Conselho do Refugio de Vida Silvestre Mata do Junco, juntamente com escolas do município, vão realizar de uma ação Eco cidadã em defesa da nossa lagoa , no dia 27 de maio de 2016, o local também é um povoado com o mesmo nome, vai marcar a data,

Com a seguinte programação:

Dia 27 de maio de 2016, pela manhã...
- Delimitação da área da Lagoa com GPS
- Limpeza da Lagoa – com recolher todo o lixo e entulho dentro e no entorno
- Plantio de mudas da mata atlântica
- encerramento do ato com um abraço da lagoa.



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=309505