Poemas : 

S.O.S Lagoa Seca - Lizaldo Vieira

 

S.O.S Lagoa Seca - Lizaldo Vieira

Muito mais que uma lenda, uma miragem perdida no tempo e no espaço, ou simplesmente o nome de uma comunidade, a Lagoa Seca representa muito para o povo de Capela. Ela tem valor histórico, lendário, ecológico e cultural. A lagoa também serve de referência ambiental, por se tratar de uma área de recarga aquífera que abastece as nascentes da Mata Atlântica do Junco, contribuindo substancialmente na regulação do clima, temperatura, umidade e, na ocorrência de chuvas, no município e região. Proporcionando melhoria na qualidade de vida e na autoestima do povo capelense.
Mesmo assim, apesar de sua importância na cidade rainha dos tabuleiros a Lagoa se recente da atenção de todos, encontrando-se em total estado de abandono, ficando vulnerável ás ações de invasões criminosas e antiecológicas; tais atitudes põem em risco a existência da lagoa deixando-a por isso, precisando de socorro urgente do povo de Capela porque , só ‘Quem ama Protege.”
Além de servir de atrativo, dos participantes da festa de São Pedro, quando os mesmo a utilizam para tomar o banho de lama, manifestação característica da Festa do Mastro.
O mais grave, nisso tudo é o que área vem servindo de cemitério clandestino de animais, com aterro de cachorros, gatos, restos de abatedouros de galinhas e até cavalos mortos estão sendo enterrados dentro dela. Tal situação, não condiz com a civilidade do povo capelense, portanto, não deve e nem pode continuar dessa forma.
Para fim a toda essa situação de descaso. Nesse ano, durante as comemorações do dia da Mata Atlântica, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente o Movimento Popular Ecológico de Sergipe- MOPEC, a Associação Ecológica de Capela, os Conselho Municipal de Meio Ambiente e o Conselho do Refugio de Vida Silvestre Mata do Junco, juntamente com escolas do município, vão realizar de uma ação Eco cidadã em defesa da nossa lagoa , no dia 27 de maio de 2016, o local também é um povoado com o mesmo nome, vai marcar a data,

Com a seguinte programação:

Dia 27 de maio de 2016, pela manhã...
- Delimitação da área da Lagoa com GPS
- Limpeza da Lagoa – com recolher todo o lixo e entulho dentro e no entorno
- Plantio de mudas da mata atlântica
- encerramento do ato com um abraço da lagoa.


Q U E S E D A N E C U S T O d e V I D A - Lizaldo Vieira
Meu deus
Tá danado
É todo santo dia
O mesmo recado
La vem o noticiário
Com a
estória das bolsas
Do que sobe e desce no mercado
De Tóquio
Nasdaq
São paulo
É dólar que aume...

 
Autor
Lizaaldo
 
Texto
Data
Leituras
971
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.