Qual o sentido da vida?

Data 10/09/2016 11:25:07 | Tópico: Textos



Qual o sentido da vida ?


Admiro pessoas desligadas, que não gostem de pensar em demasia, acho que as invejo também. Vivem o aqui e o agora e são felizes. Passado e futuro não existem. Não é errado viver assim, deve ser maravilhoso...

Mas, eu sou diferente, me apaixonei pelo pensamento e imaginação desde menina. Fui criada em escola internato. Carente, fugia daquela prisão, pela leitura... a biblioteca com sua riqueza era meu paraíso... viajava longe, através dos pensamentos e da imaginação... e, assim, viciei minha mente. Qualquer instante da vida me leva a pensar, refletir e imaginar... muitas vezes, demasiadamente, chega doer tamanho desassossego.

Dizem que nos pomos a pensar quando descobrimos que somos finitos, simples mortais. A partir daí busca-se através dos pensamentos o sentido da vida e de tudo mais... respostas aparecem aos montes e sempre variadas. Vão se modificando com o passar dos séculos. O que permanece sempre é a mesma questão - Qual o sentido da vida?

Acho que é por isso que a razão/entendimento nos abraçou, somos os únicos viventes que sabem que finalizam, morrem. Um animal ou um vegetal só existe, não vive... viver é pensar/ compreender /saber que se tem inicio e fim. Creio que todo ser humano tem consciência disso ( os antigos gregos consideravam sinônimos as palavras humano/mortal).

Nossa espécie evoluiu e evolui através desta atividade da mente, produzir pensamentos... refletir (sujeito/objeto), tematizar, tomar decisões, algo não sabido passa a ser conhecido e compreendido e por aí vai... e, cada época se transforma pela ação incessante da capacidade humana de pensar/refletir/realizar.

Mas, o mistério da vida ou do sentido da vida permanece desconhecido, inescrutável ... creio que raciocinar/pensar não acaba no racionalizar (razão), mas é algo maior, inatíngivel ,nutrido pela inesgotável imaginação criadora que movimenta e transforma o mundo humano.

Há séculos busca-se respostas a esta pergunta: Qual o sentido da vida? Respostas, muitas, houveram... mas, sem nunca solucionar tal questão, que permanecia , aumentava e abria ,vivamente, as asas... e, assim, permanece até hoje... e, vai existir enquanto nossa espécie VIVER.

O que é a vida? Qual o sentido da vida? Não sei... mas arrisco uma opinião... acho que a vida não tem sentido algum. Quem tiver a sorte de nascer, crescer, morrer com dignidade e respeito por esta vida/milagre - e tudo que vem com ela época/sociedade/contexto - que é uma dádiva, venceu a eternidade... foi uma faísca na eterna escuridão - Vida é Luz - pensou /refletiu /brilhou ...eis um sentido.

Vou encerrar essa divagação/reflexão com pensamentos de Steiner e versos Heine (pertinentes).



Gosto deste pensamento de George Steiner :



“ Foi a mediação do imaginário, do inverificável (o poético), foram as possibilidades da ficção (mentira) e os saltos sintáticos para amanhãs sem fim que transformaram homens e mulheres, mulheres e homens, em charlatões, em murmuradores, em poetas, em metafísicos, em planejadores, em profetas e em rebeldes em face a morte.”


Também amo estes versos de Heine:



E não deixamos de perguntar,
Uma vez e mais outra,
Até que um punhado de terra
Nos cale a boca...
Mas será isso uma resposta
?





ALICE LUCONI NASSIF






Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=314022