Textos : 

Qual o sentido da vida?

 
Tags:  reflexão. vida.  
 


Qual o sentido da vida ?


Admiro pessoas desligadas, que não gostem de pensar em demasia, acho que as invejo também. Vivem o aqui e o agora e são felizes. Passado e futuro não existem. Não é errado viver assim, deve ser maravilhoso...

Mas, eu sou diferente, me apaixonei pelo pensamento e imaginação desde menina. Fui criada em escola internato. Carente, fugia daquela prisão, pela leitura... a biblioteca com sua riqueza era meu paraíso... viajava longe, através dos pensamentos e da imaginação... e, assim, viciei minha mente. Qualquer instante da vida me leva a pensar, refletir e imaginar... muitas vezes, demasiadamente, chega doer tamanho desassossego.

Dizem que nos pomos a pensar quando descobrimos que somos finitos, simples mortais. A partir daí busca-se através dos pensamentos o sentido da vida e de tudo mais... respostas aparecem aos montes e sempre variadas. Vão se modificando com o passar dos séculos. O que permanece sempre é a mesma questão - Qual o sentido da vida?

Acho que é por isso que a razão/entendimento nos abraçou, somos os únicos viventes que sabem que finalizam, morrem. Um animal ou um vegetal só existe, não vive... viver é pensar/ compreender /saber que se tem inicio e fim. Creio que todo ser humano tem consciência disso ( os antigos gregos consideravam sinônimos as palavras humano/mortal).

Nossa espécie evoluiu e evolui através desta atividade da mente, produzir pensamentos... refletir (sujeito/objeto), tematizar, tomar decisões, algo não sabido passa a ser conhecido e compreendido e por aí vai... e, cada época se transforma pela ação incessante da capacidade humana de pensar/refletir/realizar.

Mas, o mistério da vida ou do sentido da vida permanece desconhecido, inescrutável ... creio que raciocinar/pensar não acaba no racionalizar (razão), mas é algo maior, inatíngivel ,nutrido pela inesgotável imaginação criadora que movimenta e transforma o mundo humano.

Há séculos busca-se respostas a esta pergunta: Qual o sentido da vida? Respostas, muitas, houveram... mas, sem nunca solucionar tal questão, que permanecia , aumentava e abria ,vivamente, as asas... e, assim, permanece até hoje... e, vai existir enquanto nossa espécie VIVER.

O que é a vida? Qual o sentido da vida? Não sei... mas arrisco uma opinião... acho que a vida não tem sentido algum. Quem tiver a sorte de nascer, crescer, morrer com dignidade e respeito por esta vida/milagre - e tudo que vem com ela época/sociedade/contexto - que é uma dádiva, venceu a eternidade... foi uma faísca na eterna escuridão - Vida é Luz - pensou /refletiu /brilhou ...eis um sentido.

Vou encerrar essa divagação/reflexão com pensamentos de Steiner e versos Heine (pertinentes).



Gosto deste pensamento de George Steiner :



“ Foi a mediação do imaginário, do inverificável (o poético), foram as possibilidades da ficção (mentira) e os saltos sintáticos para amanhãs sem fim que transformaram homens e mulheres, mulheres e homens, em charlatões, em murmuradores, em poetas, em metafísicos, em planejadores, em profetas e em rebeldes em face a morte.”


Também amo estes versos de Heine:



E não deixamos de perguntar,
Uma vez e mais outra,
Até que um punhado de terra
Nos cale a boca...
Mas será isso uma resposta
?





ALICE LUCONI NASSIF






Somos (estamos) o que pensamos. Pensar é a unica veste que aquece nosso coração.


 
Autor
Alluconi
Autor
 
Texto
Data
Leituras
802
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
10 pontos
8
1
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 10/09/2016 11:46  Atualizado: 10/09/2016 11:50
 Re: Qual o sentido da vida?
Acho que o sentido da vida aos poucos vamos se indentificando são nós mesmo, vamos se descobrindo que sem os sentimentos, e os sentidos não acontece o viver. Muitas vezes reclamamos da luz de nosso olhar, sendo que para outro olhos a escuridão é um luxo.

Olhemos ao nosso redor, encontramos jogo criativo e prazeroso? O exemplo mais brilhante (que ao mesmo tempo é mais do que um simples exemplo) encontra-se na criação do artista. A sua atividade, que consiste em dar forma ao seu trabalho através da inspiração, é ela própria um prazer, e em parte é por acidente que valores duradouros resultam dela. Enquanto trabalha, o artista pode não pensar no benefício desses valores, pode nem pensar na sua recompensa, já que de outro modo o ato de criação ficará corrompido. O prêmio que abundantemente recompensa não é a corrente de ouro, mas a canção que brota do coração! Assim se sente o poeta, e também o artista. E quem se sente assim naquilo que faz é um artista. Quando escrevemos sentimos o sorriso das palavras, através da poesia o silêncio deixa de ser mudo. Ouvimos os ecos dos ventos.

martisns


Enviado por Tópico
Gyl
Publicado: 10/09/2016 13:57  Atualizado: 10/09/2016 13:57
Usuário desde: 07/08/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 16075
 Re: Qual o sentido da vida?
Acho também que não tem sentido nenhum e nem precisa ter. Não me lembro qual filósofo disse que a maior desgraça é não nascer e concordo contigo que vencemos a eternidade e enganamos à morte no dia em que a primeira forma de vida se reproduziu, fazendo um cópia de si mesma, Carregando seu DNA pelo tempo, que é o senhor de tudo, o pai que devora o próprios filhos e que depois os regurgita. Apreciei por demais o texto e o reflexão. Um abraço que chegue aí.


Enviado por Tópico
Criadordevagalumes
Publicado: 10/09/2016 14:06  Atualizado: 10/09/2016 14:06
Participativo
Usuário desde: 20/11/2015
Localidade: São Paulo
Mensagens: 20
 Re: Qual o sentido da vida?
Uma linda reflexão para nós que gostamos de pensar...Vou colocar aqui um pensamento do Criador de Vaga-Lumes para refletir no sentido da vida


O Teatro e a vida

Parei no meio do caminho olhando para o futuro e vi as cortinas se abrindo e trazendo um novo caminho cheio de ilusões. Em seguida olhei para trás e vi a cortina do presente se fechando e levando tudo o que vivo, que crio, que construo, que penso e que amo embora... A vida é como o teatro abrindo as cortinas e só no final percebemos que tudo não passou de uma peça.

Criador de Vaga-Lumes
Iluminando Pensamentos


Enviado por Tópico
GabrielaSal
Publicado: 11/09/2016 02:06  Atualizado: 11/09/2016 02:06
Colaborador
Usuário desde: 19/01/2013
Localidade:
Mensagens: 790
 Re: Qual o sentido da vida?

O pensamento final fez-me pensar, por um instante,
nesse punhado de terra que nos cala a boca.
Forte.


.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•`*´ Gabi.♥