Reflexão ll ... o /um bom pensamento

Data 31/05/2017 14:40:56 | Tópico: Frases e Pensamentos



Continuando minha reflexão solitária... acredito que meus pensamentos e escolhas conscientes regem tudo que me acontece. Claro que, as circunstâncias que não controlo, atuam , também , no desenrolar de muitas situações que vivo neste mundo . Por exemplo... nasci no Brasil não na Itália, vivo neste século não no anterior, nasci mulher e não homem ... não votei no presidente que hoje governa este país...e por aí a fora... tudo que não controlo e preciso aceitar... mas, posso me colocar e reagir frente às coisas incontroláveis a fim de tentar viver bem e melhor... isso quer dizer : pensar, refletir e escolher minhas ações.

O ser humano individual vive num tempo retílíneo e não circular como a Natureza, onde o presente não repete o passado e cada momento é diferente e único... como se estivesse sempre se renovando e perfazendo. É nesse olhar que me vejo... construindo ou desconstruindo as situações que crio e me envolvo. Os erros servem como o alerta ( não repetir) e os acertos, como luz que ilumina à frente , evitando tropeços nesta estrada escura para o desconhecido, o futuro.

Creio, também, ser positivo, a gente se perdoar pelos nossos erros, não ficando presos no passado, tentando consertar o impossível... nosso caminho é para frente , um movimento retilineo que, se paralisado traz aquele sofrimento existencial... que tantos sentem sem compreender. A realidade está sempre se mostrando... é ela que devemos ver/ perceber ... ficar aprisionado no campo do possível é sofrer , já que é infinito , enquanto o campo do real é finito e rege nosso viver. No campo do possível ficamos pensando que tudo teria sido diferente se a nossa escolha fosse outra... no caso dos nossos erros... um pensamento (obssessivo) que deve ser revisado para acabar a dor , muitas vezes inconsciente, que destroça e arrasa nossa alma.

Dizem ( sábios?!) que todo sofrimento existencial se sustenta na distância que nossos pensamentos criam, entre o ideal e o real... quanto mais distante mais sofrimento ... a proximidade do nosso ideal - desejos, sonhos, esperanças ... - com a realidade que nos envolve, faz desaparecer todo sofrimento... (gerado por aquele medo/ angústia de não alcançar nosso objetivo). Isso vale para perdas ... qualquer tipo de perda... o/um aceitar/distanciar o quanto antes de tudo que é irreversível... pois, só esse proceder faz que continuemos neste movimento vital , bem vivos ... e , não só existindo, aprisionados nas situações impossíveis que nossos pensamentos podem nos acorrentar... sabemos que “ o bom pensamento” é o nosso aliado mais poderoso em todas batalhas que somos obrigados a lutar... ser racional é , simplesmente, pensar/querer/valorar/ escolher... pensar bem... é o primeiro passo.







Alice Luconi Nassif





Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=324243