Frases e Pensamentos : 

Reflexão ll ... o /um bom pensamento

 


Continuando minha reflexão solitária... acredito que meus pensamentos e escolhas conscientes regem tudo que me acontece. Claro que, as circunstâncias que não controlo, atuam , também , no desenrolar de muitas situações que vivo neste mundo . Por exemplo... nasci no Brasil não na Itália, vivo neste século não no anterior, nasci mulher e não homem ... não votei no presidente que hoje governa este país...e por aí a fora... tudo que não controlo e preciso aceitar... mas, posso me colocar e reagir frente às coisas incontroláveis a fim de tentar viver bem e melhor... isso quer dizer : pensar, refletir e escolher minhas ações.

O ser humano individual vive num tempo retílíneo e não circular como a Natureza, onde o presente não repete o passado e cada momento é diferente e único... como se estivesse sempre se renovando e perfazendo. É nesse olhar que me vejo... construindo ou desconstruindo as situações que crio e me envolvo. Os erros servem como o alerta ( não repetir) e os acertos, como luz que ilumina à frente , evitando tropeços nesta estrada escura para o desconhecido, o futuro.

Creio, também, ser positivo, a gente se perdoar pelos nossos erros, não ficando presos no passado, tentando consertar o impossível... nosso caminho é para frente , um movimento retilineo que, se paralisado traz aquele sofrimento existencial... que tantos sentem sem compreender. A realidade está sempre se mostrando... é ela que devemos ver/ perceber ... ficar aprisionado no campo do possível é sofrer , já que é infinito , enquanto o campo do real é finito e rege nosso viver. No campo do possível ficamos pensando que tudo teria sido diferente se a nossa escolha fosse outra... no caso dos nossos erros... um pensamento (obssessivo) que deve ser revisado para acabar a dor , muitas vezes inconsciente, que destroça e arrasa nossa alma.

Dizem ( sábios?!) que todo sofrimento existencial se sustenta na distância que nossos pensamentos criam, entre o ideal e o real... quanto mais distante mais sofrimento ... a proximidade do nosso ideal - desejos, sonhos, esperanças ... - com a realidade que nos envolve, faz desaparecer todo sofrimento... (gerado por aquele medo/ angústia de não alcançar nosso objetivo). Isso vale para perdas ... qualquer tipo de perda... o/um aceitar/distanciar o quanto antes de tudo que é irreversível... pois, só esse proceder faz que continuemos neste movimento vital , bem vivos ... e , não só existindo, aprisionados nas situações impossíveis que nossos pensamentos podem nos acorrentar... sabemos que “ o bom pensamento” é o nosso aliado mais poderoso em todas batalhas que somos obrigados a lutar... ser racional é , simplesmente, pensar/querer/valorar/ escolher... pensar bem... é o primeiro passo.







Alice Luconi Nassif





Somos (estamos) o que pensamos. Pensar é a unica veste que aquece nosso coração.


 
Autor
Alluconi
Autor
 
Texto
Data
Leituras
860
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
22 pontos
8
3
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 31/05/2017 19:35  Atualizado: 31/05/2017 19:35
 Re: Reflexão ll ... o /um bom pensamento
> todo sofrimento existencial se sustenta na distância que nossos pensamentos criam, entre o ideal e o real

por isso loucos são os únicos sãos: ao invés de sofrerem por não se adaptarem à realidade, adaptam a realidade ao ideal

a reflexão solitária multiplica espelhos, solidária

em tempo: meu tempo é uma colcha de retalhos, tem música clássica, pintura barroca, romantismo nas letras, geometria e filosofia grega, cinema dos anos 50... como vai essa merda de século XXI aí?


Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 01/06/2017 11:46  Atualizado: 01/06/2017 11:46
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 18124
 Re: Reflexão ll ... o /um bom pensamento
Alice

...todo sofrimento existencial se sustenta na distância que nossos pensamentos criam, entre o ideal e o real... quanto mais distante mais sofrimento ...

Concordo plenamente!Bela reflexão! O importante é termos bons pensamentos
sempre!
Beijos!
Janna


Enviado por Tópico
Volena
Publicado: 01/06/2017 20:15  Atualizado: 01/06/2017 20:15
Colaborador
Usuário desde: 10/10/2012
Localidade:
Mensagens: 12485
 Re: Reflexão ll ... o /um bom pensamento P/Alluconi
...meditar sempre foi um bom exercício de aprendizagem
para saber separar o trigo do joio e deixar a mente limpa e pensamentos sadios e o seu texto está muito bonito e elucidativo, gostei imenso. Beijinhos de afecto Vólena


Enviado por Tópico
Ana_She
Publicado: 05/06/2017 04:13  Atualizado: 05/06/2017 04:13
Da casa!
Usuário desde: 15/04/2017
Localidade:
Mensagens: 285
 Re: Reflexão ll ... o /um bom pensamento
Diante de um problema emocional, ser racional, de início, é quase impossível, mas com muita força de vontade e apoio, recuperamos o bom pensamento de que trata o seu texto. E segue a vida, que é movimento direcionado, em meio a surpresas.

Gostei muito de ler seu texto. Obrigada por partilhar.