SOS Belém

Data 05/05/2018 23:30:46 | Tópico: Crónicas

SOS Belém
por Betha Mendonça

Belém está entre as mais violentas cidades brasileiras. Os perfumes regionais das ervas e frutos. Fauna exuberante. Tuneis de frondosas mangueiras. Ruas e avenidas que abrigam construções históricas da Belle Époque. Povo hospitaleiro que abraça visitantes de todo os lugares e credos. Nada disso evitou que a violência nos atingisse de foram tão mortal.

Leio em importante portal de notícias, que apenas na Região Metropolitana, em seis dias, mais de cinquenta pessoas foram brutalmente assassinadas. Confrontos entre milícias e o tráfico de drogas, segundo a Secretaria de Segurança Estado do Pará. Não aqui contabilizados os crimes passionais e latrocínios. Ao olhar todo o estado do Pará, além desses somam-se os em consequência de disputas de terras.

Números de guerra, caros leitores. Aonde se caminhava pelas ruas com tranquilidade, as mangueiras pesadas de frutos a amainar o sol escaldante ou a se esquivar das mangas que caiam com chuvas torrenciais repentinas, hoje apenas existe medo.

Medo de nas calçadas, carros ou ônibus, residências ou locais públicos acontecer um assalto com reféns. Uma troca de tiros que não se sabe o motivo. De encontrar uma bala perdida. E ao medo da violência humana se junta o da natureza: centenárias mangueiras a desabar nas tempestades ao fim de tarde no inverno amazônico.

O tráfego parado nas horas de picos. E da liberdade de ir e vir, que dava e esse lugar encanto, só o silvo melancólico das cigarras, a competir com as buzinas dos carros e sirenes das ambulâncias e viaturas policiais...



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=335689