https://www.poetris.com/
Crónicas : 

SOS Belém

 
Tags:  nostalgia    violência    Belém do Pará  
 
SOS Belém
por Betha Mendonça

Belém está entre as mais violentas cidades brasileiras. Os perfumes regionais das ervas e frutos. Fauna exuberante. Tuneis de frondosas mangueiras. Ruas e avenidas que abrigam construções históricas da Belle Époque. Povo hospitaleiro que abraça visitantes de todo os lugares e credos. Nada disso evitou que a violência nos atingisse de foram tão mortal.

Leio em importante portal de notícias, que apenas na Região Metropolitana, em seis dias, mais de cinquenta pessoas foram brutalmente assassinadas. Confrontos entre milícias e o tráfico de drogas, segundo a Secretaria de Segurança Estado do Pará. Não aqui contabilizados os crimes passionais e latrocínios. Ao olhar todo o estado do Pará, além desses somam-se os em consequência de disputas de terras.

Números de guerra, caros leitores. Aonde se caminhava pelas ruas com tranquilidade, as mangueiras pesadas de frutos a amainar o sol escaldante ou a se esquivar das mangas que caiam com chuvas torrenciais repentinas, hoje apenas existe medo.

Medo de nas calçadas, carros ou ônibus, residências ou locais públicos acontecer um assalto com reféns. Uma troca de tiros que não se sabe o motivo. De encontrar uma bala perdida. E ao medo da violência humana se junta o da natureza: centenárias mangueiras a desabar nas tempestades ao fim de tarde no inverno amazônico.

O tráfego parado nas horas de picos. E da liberdade de ir e vir, que dava e esse lugar encanto, só o silvo melancólico das cigarras, a competir com as buzinas dos carros e sirenes das ambulâncias e viaturas policiais...
 
Autor
Betha Mendonça
 
Texto
Data
Leituras
176
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
8 pontos
4
2
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Maryjun
Publicado: 06/05/2018 00:55  Atualizado: 06/05/2018 00:55
Membro de honra
Usuário desde: 30/01/2014
Localidade: São Paulo
Mensagens: 6022
 Re: SOS Belém
Boa noite, Betha,

Um crônica bem retratada aqui.
Numa realidade que dói, pois por aqui,
não é diferente. Uma pena!

Beijos,
Mary Jun


Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 07/05/2018 16:07  Atualizado: 07/05/2018 16:08
Colaborador
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 15558
 Re: SOS Belém
Betha
Triste realidade constatada, sei que não serve de consolo, mas muitas cidades brasileiras estão na mesma situação, principalmente as capitais! A guerra não é apenas na Síria, aqui no Brasil além da corrupção e da impunidade, a violência e o medo também imperam...
Parabéns pelo desabafo!
Abraços!
Janna