ESCREVER MELHOR PIOR

Data 03/04/2008 13:02:05 | Tópico: Textos -> Outros

Li, escrevi, tenho intenção de continuar.
Tenho lido muita coisa aqui no nosso Luso. melhor, pior, sem importância.
O poeta, o escritor, escreve aquilo que ele sente, aquilo que lhe vai na alma, o que lhe vai no coração.
Uns com vocabulário mais extenso, mais bonito, mais desenvolvido, outros com um vocabulário mais simples, é o meu caso. E porquê? Todos sabem, não precisam da minha resposta, mas para os que não me conhecem, tenho a dizer que a minha instrução é a da escola primaria, mas sou vaidoso da educação com a qual minha mãe me presenteou, respeito total, quer seja pelas pessoas, pelos animais e pela flora, era preciso ver o amor com o qual ela tratava o nosso jardim. Tenho para mim, que a instrução não é sinonimo de educação, Tenho como prova o seguinte episódio. Morava num quarto em Paris enquanto esperava encontrar casa, em contrapartida a minha mulher guardava os dois filhos dos proprietários. Ela, era uma senhora Iraniana e ele era engenheiro na Thompson e estava em Moscovo como responsável da instalação da TV a cores nessa cidade.
Quando ele voltou, foram para o sul da França passar uns dias. Na sua ausência recebi um telegrama em inglês,para eles dirigido, como não conheço o inglês temendo que seria algo de urgente, tentei por todos os meios entrar en contacto, claro, a nota do telefone sofreu as consequências. Fui acusado da despesa, eu, que só quiz prestar serviço.
Frontal como sou, disse~lhe que preferia ter a minha mentalidade e pouca instrução a que a dele sendo um excelente engenheiro.
Vem isto a propósito do Luso, do que se diz no Luso. O Luso é um espaço aberto a todos e não só a alguns, se asim não fosse, não estaria aqui.
Desde que seja aberto a todos, temos que aceitar como todos e cada um escreve e não temos o direito de fazer criticas destrutivas.
Os que têm a sorte de serem mais instruídos, escrevem com um vocabulário mais interessante e eu agradeço porque aprendo, os outros como eu, escrevem como sabem e cabe aqueles os mais instruídos se assim o entenderem, de uma forma amigável lhes explicar via PM, como seria lindo!
Soube através da TV há já algum tempo, que as editoras têm especialistas da língua portuguesa para rectificar os textos antes de os livros serem publicados, mesmo dos grandes autores, quer isto dizer que todos somos falíveis.
O escritor português, Mário Ventura Henrriques e também o presidente do festival intenacional de cinema de Tróia, Setúbal, que faz o favor de ser meu amigo, visto que ele morou em Sacavém desde a sua infância, há já alguns anos que não nos vemos visto a distância que nos separa, que já me tinha dito o mesmo. Como vêm, não há razão para se criticar aqueles que não passam de amadores e que estão aqui pelo prazer de escrever.
Peço-vos desculpa por possiveis erros de português, por dois motivos, prmeiro a minha instrução é limitada e segundo, estou em França há 38 anos.
Agradeço a vossa atenção e que seja bem compreenddo.
A. da fonseca









Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=34145