Textos -> Outros : 

ESCREVER MELHOR PIOR

 
Tags:  CONCLUSÃO  
 
Li, escrevi, tenho intenção de continuar.
Tenho lido muita coisa aqui no nosso Luso. melhor, pior, sem importância.
O poeta, o escritor, escreve aquilo que ele sente, aquilo que lhe vai na alma, o que lhe vai no coração.
Uns com vocabulário mais extenso, mais bonito, mais desenvolvido, outros com um vocabulário mais simples, é o meu caso. E porquê? Todos sabem, não precisam da minha resposta, mas para os que não me conhecem, tenho a dizer que a minha instrução é a da escola primaria, mas sou vaidoso da educação com a qual minha mãe me presenteou, respeito total, quer seja pelas pessoas, pelos animais e pela flora, era preciso ver o amor com o qual ela tratava o nosso jardim. Tenho para mim, que a instrução não é sinonimo de educação, Tenho como prova o seguinte episódio. Morava num quarto em Paris enquanto esperava encontrar casa, em contrapartida a minha mulher guardava os dois filhos dos proprietários. Ela, era uma senhora Iraniana e ele era engenheiro na Thompson e estava em Moscovo como responsável da instalação da TV a cores nessa cidade.
Quando ele voltou, foram para o sul da França passar uns dias. Na sua ausência recebi um telegrama em inglês,para eles dirigido, como não conheço o inglês temendo que seria algo de urgente, tentei por todos os meios entrar en contacto, claro, a nota do telefone sofreu as consequências. Fui acusado da despesa, eu, que só quiz prestar serviço.
Frontal como sou, disse~lhe que preferia ter a minha mentalidade e pouca instrução a que a dele sendo um excelente engenheiro.
Vem isto a propósito do Luso, do que se diz no Luso. O Luso é um espaço aberto a todos e não só a alguns, se asim não fosse, não estaria aqui.
Desde que seja aberto a todos, temos que aceitar como todos e cada um escreve e não temos o direito de fazer criticas destrutivas.
Os que têm a sorte de serem mais instruídos, escrevem com um vocabulário mais interessante e eu agradeço porque aprendo, os outros como eu, escrevem como sabem e cabe aqueles os mais instruídos se assim o entenderem, de uma forma amigável lhes explicar via PM, como seria lindo!
Soube através da TV há já algum tempo, que as editoras têm especialistas da língua portuguesa para rectificar os textos antes de os livros serem publicados, mesmo dos grandes autores, quer isto dizer que todos somos falíveis.
O escritor português, Mário Ventura Henrriques e também o presidente do festival intenacional de cinema de Tróia, Setúbal, que faz o favor de ser meu amigo, visto que ele morou em Sacavém desde a sua infância, há já alguns anos que não nos vemos visto a distância que nos separa, que já me tinha dito o mesmo. Como vêm, não há razão para se criticar aqueles que não passam de amadores e que estão aqui pelo prazer de escrever.
Peço-vos desculpa por possiveis erros de português, por dois motivos, prmeiro a minha instrução é limitada e segundo, estou em França há 38 anos.
Agradeço a vossa atenção e que seja bem compreenddo.
A. da fonseca








SOU COMO SOU E NÃO COMO OS OUTROS QUEIRAM QUE EU SEJA

Sociedade Portuguesa de Autores a Lisboa
AUTOR Nº 16430
http://sacavempoesia.blogspot.com em português
http://monplaisiramoi.eklablog.com. contos para as crianças de 3 à 103 ans
http://a...

 
Autor
Alberto da fonseca
 
Texto
Data
Leituras
1069
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
8 pontos
8
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
gil de olive
Publicado: 03/04/2008 13:14  Atualizado: 03/04/2008 13:14
Colaborador
Usuário desde: 03/11/2007
Localidade: Campos do Jordão SP BR
Mensagens: 4838
 Re: ESCREVER MELHOR PIOR
Mais uma vez, estou te aplaudindo pela postagem de tão belo texto!Dez pra ele.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 03/04/2008 14:05  Atualizado: 03/04/2008 14:05
 Re: ESCREVER MELHOR PIOR
Alberto,

Concordo contigo: escola instrui.Educação ou se trás ao nascimento ou recebe-se em casa.Também conheço doutores extremamente mal educados e humildes servidores com pouca ou nem uma escolaridade de educação admirável.Para quem mora há 38 anos na França teu português é melhor que de muitos brasileiros.Sou tua fã!
Bjins meus, Betha.


Enviado por Tópico
Alemtagus
Publicado: 03/04/2008 14:26  Atualizado: 03/04/2008 14:26
Membro de honra
Usuário desde: 24/12/2006
Localidade: Montemor-o-Novo
Mensagens: 3085
 Re: ESCREVER MELHOR PIOR p/ os Lusos
Mediante este desabafo do amigo Alberto, suponho que, tanto a Administração - na qualidade de principal responsável pelo bom entendimento entre todos - como os Lusos que tanto têm criticado a escrita boa e a escrita má aqui deixem prostrados os seus comentários.

Tenho vindo a acompanhar a disfarçada crítica mordaz implícita em alguns textos (alguns textos de excelência) e não posso deixar de dar razão ao amigo Alberto. Penso que seja altura de acabar com este esgrimir de opiniões sobre o que é bom ou mau, o que tem qualidade e o que não tem, se este ou aquele se julga supra sumo da literatura ou não... As palavras servem propósitos maiores que a desconfiança, a injúria e, quem sabe, a inveja.

Houve uma altura em que critiquei muitos textos - muitas vezes de forma exagerada, confesso - no Luso-Poemas e tanto a administração como os participantes que aqui escreviam (grande parte ainda escreve) crucificaram-me por tal, hoje vejo as mesmas palavras e as mesmas críticas escritas por outros e... nada!

Não me sinto injustiçado nem prejudicado por tal, mas julgo que os critérios utilizados para uns deveriam sê-lo também para outros.

Estejam à vontade para dizerem que não tenho razão, que isto não está acontecer, mas mostrem-me que estou errado e eu limitar-me-ei a aceitar o vosso juízo.

Abraços


Enviado por Tópico
Julio Saraiva
Publicado: 03/04/2008 14:48  Atualizado: 03/04/2008 14:52
Colaborador
Usuário desde: 13/10/2007
Localidade: São Paulo- Brasil
Mensagens: 4206
 Re: ESCREVER MELHOR PIOR p/Alberto da Fonseca
caro alberto,

como não sou muito assíduo a este espaço, confesso-lhe que não conheço o seu trabalho. aliás, terei prazer imenso em conhecê-lo. de uns tempos para cá, decidi fazer o mínimo possível de comentários, inclusive evitando responder aos poucos que recebo, elogiando ou não os meus poemas.explico: nos sites, em geral, os comentários quase nunca são técnicos. ficam limitados a rasgação de seda entre grupelhos formados. não há critério. fica aquele "não li e não gostei", que celebrizou o brasileiro oswald de andrade, na época do modernismo, ao dirigir-se aos seus desafetos; ou, no caso, o "é maravilhoso", quando alguém se dirige a um amigo, sem falar nos beijinhos baratos nos casos de homens para mulheres e vice-versa. entretanto, ao ler este seu texto, resta-me cumprimentá-lo pela humildade e coragem. e dirijo a você uma das máximas do poeta brasileiro mário quintana: "ser poeta não é dizer grandes coisas, mas ter uma voz que se destaque no meio das outras." a sua simplicidade é a voz que ora se destaca no meio das nossas. ninguém, já dizia o compositor noel rosa, aprende samba no colégio. poesia, também não.

saudações,
do outro lado do oceano,

júlio