CARTA ABERTA À ADMINISTRAÇÃO DO SITE LUSO-POEMAS

Data 06/05/2020 08:11:15 | Tópico: Textos -> Outros

"POR UM LUSO MELHOR"
CARTA ABERTA À ADMINISTRAÇÃO DO SITE LUSO-POEMAS


Contrariando o que é habitual numa carta aberta, começaríamos por dizer que o site Luso-Poemas se encontra numa fase muito interessante, com o regresso de autores de qualidade e entradas de novos utilizadores com grande talento. Por estes dias, há muitos e variados textos para ler, apreciar e comentar.

No entanto, se há motivos para nos congratularmos, também existem aspetos que preocupam quem procura neste espaço uma casa acolhedora para a poesia e para os poetas. Referimo-nos a atos de verdadeiro vandalismo, em que um utilizador ou alguém anónimo envia mensagens com textos e/ou imagens insultuosas que, muitas vezes, constituem pura selvajaria. Não é algo novo, pelo contrário, acontece desde os primeiros anos de vida do site. Todavia, nos últimos meses, têm ocorrido atos desta natureza mais frequentemente e com um grau de boçalidade que parece estar a aumentar, o que cria uma sensação de impunidade que é inquietante.

Temos consciência de que os termos que estamos a utilizar são fortes, mas de modo algum exagerados. Usamo-los para estabelecer uma divisão entre, por um lado, o usufruto legítimo da liberdade de expressão e, por outro, atentados contra a ética e contra a lei, como a difamação, a injúria e a calúnia. Todos sabemos que há situações em que é difícil a distinção entre a manifestação crítica, livre e democrática, e o discurso de ódio, mas outras há em que não sobram dúvidas. É tão perniciosa a atitude de repressão cega como a de relativização absoluta de um discurso ofensivo. Não é pelo facto de haver uma zona de rebentação difusa, que afirmamos que mar e areal são sinónimos...

Perante mensagens hostis, humilhantes e degradantes, no calão mais desbragado que possamos imaginar, não pode haver contemporização. Alguns de nós, que já sofremos ataques desse tipo, solicitámos apoio à Administração do site que — por motivos que desconhecemos, mas que serão certamente compreensíveis e legítimos — não se manifestou. Haverá seguramente quem tenha uma experiência diferente, mas no geral sentimos que é necessária uma intervenção mais ativa, pedagógica e, se for preciso, sancionatória sobre estas formas de conduta.

Calculamos que não seja fácil a moderação de um site com tantos utilizadores e tantas mensagens trocadas diariamente e, por isso, gostaríamos de sugerir algumas mudanças no modo de funcionamento, acreditando que, em conjunto, podemos colaborar com a Administração para tornar o Luso-Poemas um espaço livre de manifestações lesivas da dignidade que todos merecemos e exigimos.

Face ao exposto, os signatários da presente carta aberta sugerem à Administração as seguintes medidas:

1) Formação de um grupo de utilizadores que possa ajudar a Administração na moderação do fórum, nomeadamente no que diz respeito a comentários ofensivos e atentatórios ao bom nome dos utilizadores;

2) Introdução de formas de controlo automático dos comentários, nomeadamente:

2.1) eliminação imediata de posts de utilizadores que anularam o registo no site (ainda recentemente alguém registou-se apenas para vandalizar todos os poemas que se encontravam no espaço "Atualizados" e depois simplesmente desapareceu, deixando um rasto de grosseria por onde passou);

2.2) introdução de mecanismos de rastreio de comentários, detetando automaticamente certas expressões ofensivas (ex. calão), que ajudem a Administração a tomar conhecimento de eventuais situações de transgressão dos termos e condições de uso do site;

3) Colocação de um botão com a designação "Apagar" junto de cada comentário. O utilizador poderia clicar neste botão sempre que o comentário fosse difamatório, injurioso ou calunioso, acrescentando uma descrição da situação. Fazemos uma ressalva muito importante: para evitar que este botão se torne numa forma de evitar toda e qualquer crítica, não terá efeitos imediatos — os moderadores seriam automaticamente avisados dessa intenção e decidiriam se os argumentos para se apagar o comentário seriam ou não legítimos, explicando ao autor as razões para não o fazer, se fosse esse o caso. Se, no prazo de uma semana, os moderadores não interviessem, o comentário seria automaticamente apagado, para evitar que se prolonguem indefinidamente situações de indecisão.

Os subscritores desta carta não têm conhecimentos tecnológicos suficientes para assegurarem a viabilidade de todas as medidas propostas, mas confiam na Administração do site, que naturalmente compreenderá os nossos objetivos e procurará alternativas para os atingir, mesmo que seja através de outras soluções digitais.

Para terminar, gostaríamos de deixar muito claro que esta carta não é um manifesto contra ninguém — utilizadores e muito menos administradores do site —, mas sim um manifesto contra as atitudes repulsivas que temos presenciado e que desejamos impedir ou, pelo menos, atenuar. É uma expressão de afeto destes autores por um site que é singular no ciberespaço de Língua Portuguesa e que queremos que perdure por muitos anos. Finalmente, é uma declaração franca e leal para com todos os utilizadores — que pode ser subscrita mesmo por aqueles que já intervieram de forma menos correta, talvez por impulso ou por falta de bom senso, deixando-se envolver numa espiral crescente de agressividade.

Esta carta pode parecer uma declaração de certa maneira fútil, num tempo tão difícil como o que enfrentamos, em que para tantas pessoas o desafio é a própria sobrevivência. No entanto, é precisamente em momentos como este que manifestações pela defesa da dignidade humana, como aquela que estamos aqui a exercer, pelo seu simbolismo, ainda se tornam mais necessárias, para termos confiança no nosso futuro enquanto seres humanos, mesmo que sob a forma de vozes sem corpo que, num espaço virtual, partilham a beleza da vida convertida em verso.

Maio de 2020

Subscritores (por ordem alfabética):

AntónioFonseca
atizviegas68
boxer
Carii
fernandobarbosa
Gyl
karinna*
IsabelRFonseca
Jorge-Santos
LuscaLuiz
Marineuza
MarySSantos
nereida
PROTEUS
Quandoachuvacai
RicardoC
Rogério Beça
Veit (Leonor Huntr)



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=349871