Tempos modernos

Data 27/11/2020 01:17:14 | Tópico: Textos -> Outros

Tem ficado patente nestes tempos modernos a abolição de certas coisas que na minha forma de ver jamais deveriam ser abolidas.
Como advogado vejo uma campanha intitulada: "Não ao Juridiquês". E o que significa? Que o advogado deve abolir o estilo jurídico de escrever em suas petições passando a usar forma mais coloquial.
Sou absolutamente contra.
Entendo que ao conversar com o cliente leigo, o advogado deve falar-lhe de forma que este compreenda genericamente o que está sendo dito. Não deve deixar o cliente estupefato por não entender seis de dez palavras que o advogado lhe fala.
Nem este deve pretender traduzir conceitos jurídicos para que o cliente entenda a mecânica do processo. Deve falar de forma clara e simples.
Mas nas petições... ora, entenda aquele que se preparou para tanto. Se eu fosse abrir uma cova para cada assassinato da língua portuguesa que certos colegas cometem em suas petições, não haveria mais chão a pisar.
Uso sim brocardos latinos, pois em 4 ou 5 palavras defino uma situação específica que não o faria em uma lauda de linguagem coloquial.
Parece-me que essa iniciativa vem daqueles que tiveram preguiça de ler e, como consequência, não aprenderam a escrever. Desde cedo amei a leitura, a quantos lugares me transportei, quantas aventuras vivi, de quantas histórias me compadeci, com quantos personagens ri desenfreadamente até as lágrimas, quanto medo senti.
Ao citar essa campanha sobre a escrita jurídica, apenas mencionei uma nesga de um movimento maior, que pretende deturpar os valores em nome de uma liberdade cujo significado não é o mesmo que encontramos no Vocabulário da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves ou no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Para esses liberdade é não carecer respeitar nenhum valor estabelecido, não dar satisfação de seus atos e fazer a qualquer preço o que lhe dê na telha.
Mesmo rebelde na minha juventude, quando busquei a mudança de paradigmas o fiz respeitosamente.
Pena que com a dilatação das definições de liberdade, não sobrou muito espaço no dicionário deles para a palavra respeito.




Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=354181