C2 – Ciência vs Criação ou, cada um deve acreditar naquilo que o faz feliz

Data 02/03/2021 17:51:26 | Tópico: Frases e Pensamentos

A ciência explica, ou tenta explicar e muito bem, todas as coisas, a realidade que nos rodeia, o que é visível e o que é menos visível. Explica que toda a matéria é energia em vibração, e que o universo inteiro estava condensado numa bolinha do tamanho de um berlinde, a única coisa que a ciência não consegue explicar, é como apareceu essa bolinha, de onde veio, ou se caiu do saco de berlindes roto que algum deus comprou para dar ao filho, e se como ela, existiam mais bolinhas que deram origem a outros tantos universos.

Não sei se deus existe como figura material, se antecede todas as coisas, ou se as criou, ou se encontrou a bolinha de matéria no chão do vazio, caída do bolso do menino jesus que brincava ao berlinde no recreio da escola com outros meninos, mas, quanto mais a ciência se quer afastar de todas as variantes da criação, mais se aproxima. A física quântica explica muito sobre a matéria, sobre o comportamento da matéria, explica que a matéria comporta-se de uma maneira quando não observada e quando observada, de maneira diferente, e vai mais longe, diz que a matéria existe porque há um observador, diz que o observador influencia o comportamento e valida a existência daquilo que observa, sem observador a coisa observada não existe. Isto implica a existência de um observador inicial que valide também a existência de todas as coisas, alguém que esteja a olhar permanentemente para tudo, ou tenha originado a cadeia de observação e validado a primeira manifestação de matéria.

Pessoalmente, penso que existe algo maior que nos permeia e que nos torna iguais, apesar das diferenças, a experiência e a vida incutiram-me esse sentimento. Para mim a evolução é uma forma simplista e redutora de tentar explicar a extraordinária capacidade de adaptação da natureza da qual fazemos parte. Um homem é um homem e um macaco é um macaco. O macaco por mais que estique as costas, não evolui para homo-sapiens, ou ainda hoje, teríamos macacos a evoluir e em vários estágios de evolução e ninguém andaria a tentar encontrar elos perdidos. Cada um deve acreditar naquilo que o faz feliz, seja ciência ou criação, mas, qualquer que seja a crença, se trouxer felicidade e paz ao coração, então está tudo bem.



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=355995