
Carta Aos Tiranos
Data 08/08/2025 19:14:36 | Tópico: Poemas
| Destas Minas, que são muitas, partimos. Por elas passaram reis e imperadores imberbes. Passaram cativos, clérigos, almocreves; Nossos antepassados e nossos filhos.
Brotou em nossos peito o pátrio amor Quando tentou nos libertar o alferes! Jamais seremos omissos! Nunca seremos submissos! O Povo é seu proprio senhor!
O sonho de liberdade nos fortalece! Jamais mendigamos por misericórdia. Pavimentamos o nosso destino. Entre nós, morre famélica a Dona Discórdia. O sangue do homem se renova no menino.
Somos nossos deuses! Eternos soberanos! Somos séculos de histórica História! Nossa garra foi forjada a ferro e fogo na mineira memória! Com as tripas do nossos algozes... Enforcaremos todos os tiranos!
É um grito feroz vindo de antanho Que insiste em ultrapassar pontes e muros Para que, antes que chegue ao futuro, Possa tocar o coração dos queridos coetâneos!
Por isso, nenhuma alienígena nação Ditará nosso futuro, nossa sorte! Nenhuma ameaça a nossa soberania!
Todos em uníssono, num só coração: Independência, emancipação ou morte! Liberdade, mesmo que venha tardia!
|
|