
PROTEÇÃO QUE MATA (soneto)
Data 09/11/2025 03:23:19 | Tópico: Poemas
| [APRIMORADO]
— Muito ajuda quem não atrapalha! Porém atrapalha quem ajuda demais. Quem deveria ensinar também falha: Incuba o mal com o bem que se faz.
Se permanece o pássaro no ninho, Sofre de fome, sem saber voar. Sozinho na estrada, perde o caminho, Parado, inerte, temendo mudar.
O incapaz, seja na paz ou na guerra, Não sabe, na terra, se defender, Só sobrevive quem luta, quem erra.
Por temer ver sua prole ferida, Quem protege sufoca, faz morrer — Evita a morte e, lento, mata a vida.
[ORIGINAL]
— Muito ajuda quem não atrapalha! Mas atrapalha quem ajuda demais. Quem deveria ensinar também falha: Incuba o mal com o bem que se faz.
Se permanece o pássaro no ninho, Sofre de fome, sem saber voar. Sozinho na estrada, perde o caminho, Segue inerte, com medo de mudar.
O incapaz, seja na paz ou na guerra, Não sabe, na terra, se defender, Só sobrevive quem luta, quem erra.
Por temer ver sua prole ferida, Quem protege sufoca, faz morrer — Evita a morte, porém mata a vida.
|
|