Escreve ao Som de… é uma nova rubrica do Luso-Poemas, que propõe um encontro entre música e palavra, que se irá converter num novo livro digital.
Regularmente, serão colocadas algumas canções de países lusófonos em posts da Administração. A partir delas, os nossos poetas estão convidados a escrever um texto poético no espaço reservado a comentários. Não se trata de escrever sobre as músicas, mas com elas: deixar que um verso, o ritmo, a atmosfera ou a memória de cada canção contaminem um novo poema.
Para cada post, iremos escolher canções de cada um dos anos de existência do Luso, a começar evidentemente em 2006, ano da fundação do nosso site. Quando chegarmos a 2026, daremos por terminada a iniciativa e incluiremos todos os poemas num ebook.
Para esta primeira experiência, sugerimos as seguintes canções, ambas de 2006, compostas por dois cantores que dispensam apresentações:
Caetano Veloso – "Não me arrependo"
Sérgio Godinho – "Às vezes o amor"
O som está lançado. O poema, agora, é seu.
Nota: Caso não se identifique com nenhuma das canções sugeridas, pode inspirar-se numa outra, desde que seja do ano a que se refere o post.