Cinema: Morangos silvestres

Data 15/07/2008 02:59:03 | Tópico: Textos -> Crítica

MORANGOS SILVESTRES
Obra prima do cinema, que nunca perde a atualidade

Maria José Limeira

Falar sobre o admirável filme “Morangos silvestres”, de Bergman, é chover no molhado, elogiar o óbvio e repetir tudo que a crítica já disse sobre o mesmo, caindo na mesmice... Mas, nunca será demais insistir sobre esse autor, um dos únicos (talvez o único!) a alcançar o “sublime” em sua linguagem cinematográfica. Estamos falando aqui de perfeição do belo, de dizer coisas que todos já disseram, mas sem perder a individualidade, e sem cair no lugar-comum.
Ingmar Bergman... Morangos silvestres... Final dos anos 50 e começo dos anos 60... Um divisor de águas que pegou todo mundo de surpresa, porque começava aí uma nova História do Cinema, com um autor que fazia a gente perder a cabeça, com suas telas preto-no-branco, ora com excesso de luz, ora com o sombrio de fazer inveja a qualquer cena de “Jack, O estripador...” (nos desculpem a má comparação!).
O filme narra a história de um velho professor que se desloca de carro de uma cidade a outra onde vai receber homenagem que lhe será concedida por uma universidade, por seus 50 anos de magistério superior. Durante o percurso, coisas acontecem, tudo relacionado ao passado do personagem, e reflexões sobre a vida e sobre a morte.
Olhando a paisagem que se desenrola através da janela do carro, esse velho professor triste ora reencontra sua infância, e depois sua adolescência, em seguida seu momento presente, onde realidade se mistura com sonho, a morte é a única certeza e a vida somente uma página de ficção...
Querido Bergman... Foi você quem nos ensinou que é possível criar, ainda que no escuro!

Ficha técnica:
Morangos Silvestres
(Smultronstället, 1957)

Direção: Ingmar Bergman
Roteiro: Ingmar Bergman (escrito por)
Gênero: Drama
Origem: Suécia
Duração: 91 minutos
Tipo: Longa

Elenco :

- Ator/Atriz - Personagem
- Gunnar Björnstrand -Dr. Evald Borg
- Bibi Andersson -Sara
- Victor Sjöström -Dr. Isak Borg
- Ingrid Thulin –Marianne Borg
- Gunnar Sjöberg Sten Alman / O Examinador
- Jullan Kindahl -Agda
- Folke Sundquist -Anders

http://www.cineplayers.com/filme.php?id=759








Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=44244