Textos -> Crítica : 

Cinema: Morangos silvestres

 
MORANGOS SILVESTRES
Obra prima do cinema, que nunca perde a atualidade

Maria José Limeira

Falar sobre o admirável filme “Morangos silvestres”, de Bergman, é chover no molhado, elogiar o óbvio e repetir tudo que a crítica já disse sobre o mesmo, caindo na mesmice... Mas, nunca será demais insistir sobre esse autor, um dos únicos (talvez o único!) a alcançar o “sublime” em sua linguagem cinematográfica. Estamos falando aqui de perfeição do belo, de dizer coisas que todos já disseram, mas sem perder a individualidade, e sem cair no lugar-comum.
Ingmar Bergman... Morangos silvestres... Final dos anos 50 e começo dos anos 60... Um divisor de águas que pegou todo mundo de surpresa, porque começava aí uma nova História do Cinema, com um autor que fazia a gente perder a cabeça, com suas telas preto-no-branco, ora com excesso de luz, ora com o sombrio de fazer inveja a qualquer cena de “Jack, O estripador...” (nos desculpem a má comparação!).
O filme narra a história de um velho professor que se desloca de carro de uma cidade a outra onde vai receber homenagem que lhe será concedida por uma universidade, por seus 50 anos de magistério superior. Durante o percurso, coisas acontecem, tudo relacionado ao passado do personagem, e reflexões sobre a vida e sobre a morte.
Olhando a paisagem que se desenrola através da janela do carro, esse velho professor triste ora reencontra sua infância, e depois sua adolescência, em seguida seu momento presente, onde realidade se mistura com sonho, a morte é a única certeza e a vida somente uma página de ficção...
Querido Bergman... Foi você quem nos ensinou que é possível criar, ainda que no escuro!

Ficha técnica:
Morangos Silvestres
(Smultronstället, 1957)

Direção: Ingmar Bergman
Roteiro: Ingmar Bergman (escrito por)
Gênero: Drama
Origem: Suécia
Duração: 91 minutos
Tipo: Longa

Elenco :

- Ator/Atriz - Personagem
- Gunnar Björnstrand -Dr. Evald Borg
- Bibi Andersson -Sara
- Victor Sjöström -Dr. Isak Borg
- Ingrid Thulin –Marianne Borg
- Gunnar Sjöberg Sten Alman / O Examinador
- Jullan Kindahl -Agda
- Folke Sundquist -Anders

http://www.cineplayers.com/filme.php?id=759






 
Autor
MariaJoséLimeira
 
Texto
Data
Leituras
2430
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
MariaJoséLimeira
Publicado: 15/07/2008 03:43  Atualizado: 15/07/2008 03:43
Super Participativo
Usuário desde: 04/06/2008
Localidade:
Mensagens: 131
 Re: Cinema: Morangos silvestres - A carruagem fantasma
A Carruagem Fantasma (1921)
Suécia

Em “Morangos silvestres”, Ingmar Bergman fez uma homenagem ao seu colega Sjöström, que trabalhou no filme, e havia dirigido “A carruagem fantasma” (1921).
Numa cena, do filme de Bergman, o velho professor tem a visão da carruagem fantasma que transporta um esquife. Ocorre que, em dado momento, o esquife escorrega para o meio da rua e a tampa se abre, mostrando a cara do morto, que não era outro senão o próprio professor... A cena se desfaz quando o professor desperta e vê que havia adormecido e tudo era pesadelo.
Grande admirador desse diretor, Bergman disse que sempre via “A carruagem fantasma”, pelo menos uma vez por ano.

Saludos.
Maria José Limeira

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 15/07/2008 05:12  Atualizado: 15/07/2008 05:12
 Re: Cinema: Morangos silvestres
A DESCRIÇÃO DESSE BELO FILME, MORANGOS SILVESTRES, TEVE A PARTICULARIDADE DE ME FAZER RECUAR ATÉ A MINHA JUVENTUDE, QUANDO TINHA 14 ANOS E VI OS FILMES JACK O ESTRIPADOR, E A PONTE SOBRE O RIO KWAI, PONTE ESTA QUE NUNCA POR NUNCA IRI PENSAR UM DIA A CONHECER E PASSAR POR CIMA DELA, POIS FICA AQUI PERTO DO LOCAL ONDE MORO NA TAILANDIA.

OS MORANGOS SILVESTRE NÃO VI, E ATÉ ME IA ENGANADO NO NOME DO PRODUTOR, COM A BELA ATRIZ INGRID BERGMAN QUE FEZ A POUSADA DA SEXTA FELICIDADE.

É SEMPRE BOM RECORDARMOS ALGO DE BELO QUE NOS FASCINOU E MARCOU.

O MEU MUITO OBRIGADO AMIGO