Carta de uma mulher abandonada

Data 18/08/2008 21:44:06 | Tópico: Prosas Poéticas

O sol acordou envergonhado, escondendo-se atrás das nuvens cinzentas.
Há cinco anos que não dormia sozinha... Mas sabes? Soube-me bem! Não vou mentir e dizer-te que adormeci mal caí na cama, como é meu hábito. Adormeci sentindo a almofada molhada e o sabor a sal na minha boca. Mas acordei mais forte hoje, como o sol, que aos poucos vence a batalha contra as negras nuvens.
Não sei como mudaste tanto em tão pouco tempo! Ou não mudaste... Mudaram sim os teus sentimentos. Talvez por não serem fortes e sinceros o suficiente.
Lembras-te da nossa última passagem de ano? Foi apenas há uns meses atrás... Resolvemos passá-la juntos, só os dois! Jantámos à luz de velas, bebemos aquele vinho especial que nos ofereceram no Natal e passámos a noite mais maravilhosa de que tenho memória! Não... Não estou a falar da forma como fizemos amor, porque sempre foste um amante atencioso e sempre me levaste às estrelas. Falo da nossa conversa olhos nos olhos, com o teu sorriso terno a enfeitar-te a boca. Das palavras doces e únicas que te ouvi. Sabes que nunca quis casar... Para mim isso nunca passou de uma mera formalidade, papéis e chatices. E nós estávamos tão felizes assim, não estávamos? Mas quando me pediste em casamento, os meus olhos encheram-se de lágrimas e imaginei-me vestida de branco a entrar na igreja, com véu e grinalda, como manda a tradição e de braço dado com o meu pai, ainda incrédulo por me estar a levar ao altar. Vi a nossa lua-de-mel que seria numa praia paradisíaca onde o calor nos aqueceria o desejo.
Em poucas semanas tudo mudou. No início acreditei que estavas realmente a trabalhar mais, porque ambicionavas ser promovido. Ajudei-te e perdoei-te as ausências, a distância e a falta de atenção. Tinha que te apoiar mais que nunca naquele momento. Deverias estar cansado, exausto e em breve tudo voltaria a ser como antes, ou melhor! Muito melhor ainda.
Jamais esquecerei a noite de ontem… Agora sei que no fundo já sabia. Assim que me disseste que era importante o que tinhas para me dizer, eu senti que já sabia. Estavam assim explicadas todas as tuas atitudes das últimas semanas.
Sabes? Sinto que um dia destes vais acordar arrependido. Isso não passa de uma paixão louca que durará apenas o tempo necessário. Mas quando passar eu não estarei disponível para ti. Sabes que posso chorar, gritar e sofrer desalmadamente mas jamais volto atrás.
Espero que sejas feliz no teu percurso pela vida. Eu hoje acordei cinzenta como as nuvens. Mas sabes? Aos poucos o sol entra-me na alma!


Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=48778